Membro da Academia Mineira de Letras será homenageado

O jornalista Rogério Tavares receberá, da Comissão de Cultura, diploma referente a voto de congratulações.

19/08/2016 - 12:15 - Atualizado em 23/08/2016 - 19:08

Entregar diploma referente a voto de congratulações para o jornalista Rogério Vasconcelos de Faria Tavares, por ter sido empossado na cadeira número 8 da Academia Mineira de Letras (AML). Esse é o objetivo de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que será realizada na próxima quarta-feira (24/8/16), às 16 horas. O pedido para realização da reunião é da deputada Ione Pinheiro (DEM).

Tavares foi empossado no dia 24 de junho último para a cadeira número 8 da Academia, em substituição ao empresário e ex-deputado Milton Reis, falecido em fevereiro deste ano. Com 45 anos, é o mais jovem integrante da AML e compartilha a cadeira da AML juntamente a renomados acadêmicos como Francelino Pereira, Eduardo Almeida Reis e Paulo Tarso Flecha de Lima.

A AML é uma entidade literária que foi fundada em 1909, em Juiz de Fora (Mata), tendo se mudado em 1915 para Belo Horizonte, onde permanece até hoje. A instituição conta com 40 membros, tendo como patronos de suas cadeiras expoentes como Bárbara Eliodora, Thomaz Antônio Gonzaga, Evaristo da Veiga, Paulo Cândido e Bernardo Guimarães, entre outros.

Em seu requerimento, Ione Pinheiro enfatizou que a Academia Mineira de Letras é definida pela dimensão ambiciosa de seus objetivos: a defesa e sustentação da pureza da língua e a produção intelectual na sua plenitude e variedade. 

Além do jornalista, participará da reunião o ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Celso Romano.

Currículo - Rogério possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na Espanha, obteve o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM).

É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da International Law Association, Brazilian Brench; advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil; membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro também da Associação Brasileira de Imprensa, da Academia Carioca de Letras e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Seu mais recente livro, "Contribuições para a história do Instituto dos Advogados Brasileiros", é resultado de dois anos de trabalho. Em agosto, assumiu a coordenação da Universidade Livre da AML, sucedendo Elisabeth Rennó, atual presidente da instituição.