Em audiência sobre o IMA, a extinção de cargos no instituto foi duramente criticada - Arquivo/ALMG

Audiência pública vai abordar importância do IMA no Estado

Carreira e gratificação de escolaridade e desempenho de servidores do Instituto de Agropecuária também serão discutidos.

19/08/2016 - 12:13

Prosseguir com o debate sobre a relevância estratégica do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para as entidades representativas do setor e para o governo do Estado, bem como sobre questões relativas à Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedima), pendente de regulamentação por parte do governo do Estado, e aos planos de cargos e salários. Esse é o objetivo de uma audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quarta-feira (24/8/16), às 15 horas.

Os deputados Fabiano Tolentino (PPS), presidente da comissão, Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) são os responsáveis pelo pedido para a realização da reunião, promovida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria.

No dia 5 de julho, durante audiência na ALMG para discutir o assunto, servidores do IMA criticaram a proposta de extinção de 374 cargos, prevista no Projeto de Lei (PL) 3.517/16, do governador, e informaram que a Gedima foi reajustada, mas que os pagamentos estão atrasados.

Outra crítica feita foi com relação à carreira dos servidores, que estaria estagnada desde 2008, quando o Governo do Estado determinou, ainda, que títulos acadêmicos, como pós-graduação e doutorado, não elevariam mais os salários.

Nessa mesma reunião do dia 5 de julho, os deputados Fabiano Tolentino e Nozinho disseram ser contrários à extinção dos cargos do IMA. Para Fabiano Tolentino, o PL 3.517/16 é um absurdo. “A matéria retira cargo que hoje não é ocupado, mas e quando as pessoas forem se aposentar e forem necessárias essas vagas?”, questionou.

O deputado Nozinho (PDT) afirmou que o IMA tem deficiência de funcionários, então, não faria sentido extinguir cargos.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o assessor chefe de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Carlos Alberto Calazans; e o presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários Estaduais de Minas Gerais, Moisa Medeiros Lasmar.

Do IMA, receberam convite para participar da audiência o diretor-geral, Marcílio de Sousa Magalhães; o diretor técnico, Thales Almeida Pereira Fernandes; o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, José Antônio de Freitas Campos; o presidente do Sindicato dos Servidores, de Juiz de Fora (Zona da Mata), Paulo Roberto Martins; e o presidente da Associação dos Servidores, Antônio Baptista Ruback.