Crise na saúde em São Sebastião do Paraíso será debatida

Audiência vai apurar também denúncias de atraso de pagamento a servidores e ameaça de morte.

01/07/2016 - 13:33

A crise na saúde pública em São Sebastião Paraíso (Sul de Minas) será o tema da audiência que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (6/7/2016), às 9 horas, no Auditório. O autor do requerimento, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), aponta também descaso com o funcionalismo público da cidade por parte do prefeito, o ex-deputado estadual Rêmulo Aloise.

De acordo com informações do gabinete de Arantes, o prefeito é acusado de não repassar cerca de R$ 2,7 milhões de recursos federais destinados à Santa Casa da cidade, que vive uma grave crise financeira e corre o risco de ser fechada.

“Ao ser cobrado, o prefeito ameaçou de morte uma diretora e disse não se importar com as pessoas que poderão morrer por falta de atendimento médico”, completou Arantes, acrescentando que a cena foi gravada, e o vídeo, postado nas redes sociais.

A apuração da comissão, de acordo com o deputado, se faz necessária para evitar maiores danos aos moradores da cidade, que enfrentam uma situação “extremamente grave”. Segundo Arantes, os salários dos servidores municipais não estão sendo pagos em dia, e a falta de compromisso do prefeito com o funcionalismo está prejudicando, principalmente, os aposentados. “Recebemos informações de que há aposentados catando material reciclável para sobreviver”, revela.

Convidados – Foram convidados para a audiência o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Andrea Claudia Vacchiano; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise e Jerônimo Aparecido da Silva, respectivamente; o diretor do Foro da Comarca de São Sebastião do Paraíso, juiz Osvaldo Nery; o juiz da mesma comarca, Marco Antônio Hipólito; e a promotora da mesma comarca, Manuela de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira.

Também são aguardados o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (Feserp Minas), Cosme Ricardo Gomes Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção São Sebastião do Paraíso, Antônio Carlos Pelúcio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, Christian Alves Neto; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Ailton Rocha de Sillos; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (Sempre), Maria Rejane Tenório Araújo dos Santos; e o presidente do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São Sebastião do Paraíso (Inpar), Wellington Bonacini de Carvalho.

Outros convidados são: o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Flávio Westin; a diretora administrativa e a advogada da mesma entidade, Maria Helena Campos Prado de Andrade e Maria Luiza Borges Ferreira Westin, respectivamente; e o ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São Sebastião do Paraíso e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rildo Domingos Silva.