A visita será na segunda-feira (20), a partir das 8 horas - Arquivo/ALMG

Acidente em Mariana motiva nova visita e audiência pública

Comissão das Barragens volta ao local nesta segunda-feira (20) para verificar possíveis vazamentos de resíduos.

17/06/2016 - 16:04

A tragédia provocada pelo rompimento de barragem de rejeitos em Mariana (Região Central), em novembro de 2015, voltará a ser discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta segunda-feira (20/6/16), a Comissão Extraordinária das Barragens visita a Samarco Mineração, proprietária da barragem, os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e o município de Barra Longa (Mata), todos afetados pelo rompimento. Já na quinta-feira (23), a comissão realiza audiência na ALMG sobre o assunto.

“Vamos realizar a visita para analisar de perto a atual situação dos locais atingidos pelo rompimento da barragem. Queremos observar também se ainda há vazamento de lama e de resíduos e as consequências disso para o meio ambiente e para a população. Depois, vamos partir para a finalização e entrega do relatório", esclarece o deputado Rogério Correia (PT), relator da comissão e um dos autores do requerimento para a visita, junto com o presidente da comissão, deputado Agostinho Patrus Filho (PV).

A visita será realizada a partir das 8 horas. Até as 10h30, a comissão permanece na Samarco Mineração. Logo depois, os deputados visitam Bento Rodrigues (das 11 horas ao meio-dia); Paracatu de Baixo (das 14h30 às 15h30); e Barra Longa (das 16h30 às 17h30).

Foram convidados o promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mariana, Guilherme de Sá Meneghin; e o delegado da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ouro Preto, Rodrigo Macedo de Bustamante; o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Pablo Andrade Dias e a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Beatriz Cerqueira.

Debate – Já a audiência pública será realizada às 10 horas do dia 23, no Plenarinho I da Assembleia. Assinam o requerimento, além de Agostinho Patrus Filho e Rogério Correia, os deputados João Magalhães (PMDB), Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Cássio Soares (PSD), Gustavo Valadares (PSDB), Gustavo Corrêa (DEM), Thiago Cota (PMDB), Gil Pereira (PP), Bonifácio Mourão (PSDB) e a deputada Celise Laviola (PMDB).

Foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; o procurador da república no Estado de Minas Gerais, José Adércio Leite Sampaio; o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista Júnior; o promotor de justiça e coordenador-geral das Promotorias de Meio Ambiente de Minas Gerai e coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais do Ministério Público de Minas, Carlos Eduardo Ferreira Pinto; e o defensor público de Minas Gerais, Vladimir de Souza Rodrigues.