O presidente da entidade, Evaldo Vilela (centro), acredita que aproximação da ciência com a economia gera emprego, renda, estabilidade e bem-estar social

Plenário da Assembleia homenageia 30 anos da Fapemig

Fundação apoia projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores.

06/06/2016 - 09:59 - Atualizado em 06/06/2016 - 19:25

Os 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) foram celebrados, na noite da última sexta-feira (3/6/16), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na solenidade, requerida pelo deputado Paulo Lamac (Rede), a entidade foi representada por seu presidente, Evaldo Ferreira Vilela; e pelo presidente do Conselho Curador, José Francisco de Abreu.

Paulo Lamac agradeceu a presença de todos e a honra de representar o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Para Lamac, o evento representa o reconhecimento público a uma das instituições mais respeitadas de fomento a pesquisa no nosso País e, segundo ele, um exemplo para os demais Estados.

O presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, valorizou o trabalho e empenho da instituição e disse que a data é de comemorações. "Nosso compromisso é o futuro. Hoje, não se faz absolutamente nada de importante no mundo que não tenha aproximação com a ciência, a tecnologia e a inovação", concluiu.

Ele ainda ressaltou a aproximação com a ALMG na construção coletiva do saber. "Trabalhar com a Assembleia é fundamental para nós, porque aqui emana o poder do povo na elaboração das nossas regras, do que fazer, dos nossos planos. Estar junto é absolutamente estratégico para Minas Gerais", opinou.

Evaldo acredita que o caminho é a aproximação da ciência com a economia e vice-versa, para gerar emprego, renda, estabilidade e bem-estar social. "Esse é o nosso papel. Construímos essa catedral diariamente na Fapemig. Por tudo isso, hoje é um dia de agradecimento, de comemoração pelos 30 anos", completou.

Fapemig - De acordo com o site da Fapemig, a fundação apoia projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.