A plenária estadual deste ano será realizada em Belo Horizonte, de 24 a 26 de agosto - Arquivo/ALMG

Começam as plenárias municipais do Parlamento Jovem

Em 43 municípios, estudantes vão escolher propostas de melhorias locais com vistas à mobilidade urbana.

03/06/2016 - 13:13 - Atualizado em 06/06/2016 - 11:00

Começam nesta segunda-feira (6/6/16) as plenárias municipais do Parlamento Jovem de Minas 2016, projeto de formação política de estudantes do ensino médio e superior realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais.

Até 29 de junho, os 43 municípios participantes da edição deste ano deverão fazer suas reuniões para definirem as propostas que encaminharão para a coordenação de cada um dos 12 polos regionais, que construirão um documento comum da região. O tema deste ano é “Mobilidade Urbana” e serão abordados os aspectos de acessibilidade, sustentabilidade, infraestrutura, segurança, gestão e legislação e controle social e participação da sociedade.

Os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro) e Matias Barbosa (Zona da Mata) serão os primeiros a realizarem suas plenárias, nesta segunda (6) e terça (7), respectivamente. Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha) encerra as atividades no último dia de prazo (29 de junho).

Nessas reuniões, realizadas nas câmaras municipais, os estudantes também vão escolher dois representantes para participar da plenária estadual, que se realizará em Belo Horizonte, de 24 a 26 de agosto.

Desde fevereiro, os estudantes vêm se preparando para as plenárias municipais e para apresentar as sugestões de cada cidade. Foram realizadas oficinas de trabalho, cursos de educação a distância, pesquisas e estudos de formação política e sobre o tema da edição. Nesse período, também fizeram diagnóstico local, redigiram as propostas, e mantiveram contatos com a coordenação regional de cada polo e com a estadual.

Etapa regional – As propostas aprovadas em cada plenária municipal serão analisadas pelas coordenações dos polos e sintetizadas num documento único, que será votado nas plenárias regionais. Esse trabalho será concluído até a primeira quinzena de julho.

Nesses encontros, os estudantes vão debater e votar as propostas que serão priorizadas e encaminhadas para a coordenação estadual. Na plenária regional, os estudantes escolhem dois representantes para a etapa estadual, que vão representar os 12 polos na fase final.

As sugestões devem ser enviadas até 18 de julho para a coordenação estadual, que vai consolidar e propor um documento a ser discutido nos grupos de trabalho e na plenária estadual.