A Medalha da Inconfidência é um reconhecimento do governo a autoridades e cidadãos que se destacam em suas áreas

Presidente da ALMG participa de Medalha da Inconfidência

Cerimônia em Ouro Preto agraciou 148 personalidades. Ex-presidente uruguaio José Mujica foi um dos homenageados.

21/04/2016 - 16:31

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, nesta quinta-feira (21/4/16), da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (Região Central do Estado). A comenda é concedida, anualmente, na data de celebração do Dia de Tiradentes, principal líder da Inconfidência Mineira, que foi executado em 21 de abril de 1792. A Medalha da Inconfidência é um reconhecimento do Governo de Minas a autoridades e cidadãos que se destacam em suas áreas, contribuindo para o progresso e o bem-estar da sociedade.

A comenda possui quatro graus: o Grande Colar, a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência. Os nomes dos agraciados são definidos pelo Conselho da Medalha, que também é presidido pelo deputado Adalclever Lopes. Neste ano, foram 148 homenageados, entre os quais a deputada Cristina Correia (PT) e o deputado Professor Neivaldo (PT), ambos contemplados com a Medalha de Honra da Inconfidência. Os dois parlamentares ressaltaram a importância de receber esta honraria em data tão simbólica para as conquistas de liberdade no Brasil, sobretudo neste momento em que o País enfrenta uma crise política que, nas palavras deles, “pode abalar a democracia”.

Concedido exclusivamente a chefes de Estado e chefes de governo, o mais alto grau da distinção, o Grande Colar, foi entregue ao senador e ex-presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto (Pepe) Mujica Cordano, principal homenageado desta edição. Orador oficial do evento, Pepe Mujica foi ovacionado pelo público, e destacou que, naquele momento, “sentia-se brasileiro”. Para ele, os ideais dos inconfidentes, de liberdade e igualdade, fazem parte de uma batalha eterna, que pode sofrer reveses e retrocessos, sendo essencial ter coragem para recomeçar sempre que necessário. “A democracia nunca triunfa completamente, visto que é feita por seres humanos, que são falhos por natureza. Mas também jamais será totalmente derrotada. Derrotados são aqueles que desistem”, declarou Pepe Mujica.

O governador do Estado também concentrou o seu discurso na importância e no valor da democracia, abordando a singularidade do momento político do País. “A data de hoje é um símbolo da emancipação política do Brasil, pois marca um movimento do qual nasceu o sonho de um país livre, e o nome contemporâneo da liberdade é democracia, regime onde nada é maior do que a supremacia do voto popular, única fonte de legitimidade e principal pilar de um governo verdadeiramente democrático”, discursou Fernando Pimentel.

Durante a cerimônia, a Praça Tiradentes foi cercada por militantes de movimentos sociais, que, gritando palavras de ordem, protestaram contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Elogiando a participação popular no evento, Fernando Pimentel disse estar emocionado em ver a praça “tomada pelo povo”.

Além do presidente da ALMG e dos dois parlamentares agraciados, o Legislativo mineiro também foi representado na cerimônia com a presença dos deputados Geraldo Pimenta (PCdoB); Rogério Correia, Ulysses Gomes e Cristiano Silveira, os três do PT.