O objetivo é verificar tecnologia que poderia evitar acidentes como o de Bento Rodrigues (foto) - Arquivo/ALMG

Comissão das Barragens visita Mina Ferro Mais em Ouro Preto

Objetivo é conhecer processo de reaproveitamento de resíduos, em substituição às barragens de rejeitos.

15/04/2016 - 14:10

A Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta segunda-feira (18/4/16), a Mina Ferro Mais em Ouro Preto (Região Central do Estado). O objetivo da visita é conhecer o processo e os equipamentos utilizados para o reaproveitamento de resíduos decorrentes da atividade minerária, em substituição às barragens de rejeitos. A visita à mina, localizada na BR-040 no KM 595, está marcada para as 10 horas.

Segundo um dos autores do requerimento que motivou a atividade, deputado Gil Pereira (PP), o objetivo é verificar a tecnologia implementada na mina, a mesma utilizada na China desde 2006, que possibilita a eliminação de rejeitos e água por saídas diferentes. Para Gil Pereira, esse tipo de tecnologia pode evitar acidentes como o ocorrido em Bento Rodrigues, em Mariana, no mês de novembro do ano passado. “A nossa expectativa é buscar novas tecnologias para evitar acidentes no Estado”, disse o parlamentar.

Além dele, assinam o requerimento os deputados Bonifácio Mourão (PSDB), Celise Laviola (PMDB), Agostinho Patrus Filho (PV), Gustavo Corrêa (DEM), Gustavo Valadares (PSDB), Rogério Correia (PT) e Wander Borges (PSB).