A comissão aprovou um requerimento de visita e outro de audiência pública

Comissão quer avaliar maus-tratos de animais no interior

Denúncias de mortes de cães em São Miguel do Anta e abandono em Patos de Minas motivam visita e audiência pública.

07/04/2016 - 16:57

Os deputados da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estão preocupados com denúncias de maus-tratos de animais em dois municípios do interior: São Miguel do Anta (Zona da Mata) e Patos de Minas (Alto Paranaíba). Na reunião desta quinta-feira (7/4/16), foram aprovados requerimentos para visita ao primeiro município e audiência pública para debater o problema do segundo.

O presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), autor do requerimento para a visita, quer, também, ir à Delegacia de Polícia e ao Ministério Público (MP), em Viçosa, para apurar denúncia de envenenamento de 37 cães de rua. Segundo o parlamentar, moradores de São Miguel do Anta relataram que os animais foram encontrados mortos em datas e locais diferentes, mas tudo indica que se trata de uma ação criminosa organizada. “Se for confirmado, vamos pedir ao MP que tome providências severas”, afirmou.

De autoria do deputado Fred Costa (PEN), a audiência pública proposta tem por objetivo debater o abandono de animais em Patos de Minas. Conforme justificativa do parlamentar, a população de cães abandonados vem aumentado rapidamente naquele município. Os animais vêm se reproduzindo e sendo vítimas de todo tipo de perigo. Ainda segundo ele, a Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas (Aspaa) também denuncia que a prefeitura local não toma providências para tentar solucionar o problema, como o recolhimento, castração e encaminhamento para adoção dos cães.

Consulte o resultado da reunião.