Hospital em Belo Oriente é tema de audiência pública

Deputados da Comissão de Saúde querem discutir, na quarta (30), abertura da instituição e convênio para custeio.

23/03/2016 - 15:37

Debater a abertura do Hospital Regional Jaques Gonçalves Pereira, em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente (Vale do Rio Doce), e seu convênio de custeio com o Estado. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoverá na próxima quarta-feira (30/3/16), às 14 horas, no Plenarinho IV, atendendo a requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

Segundo Celinho do Sinttrocel, desde o ano passado mantém diversos contatos com a direção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para tentar solucionar o problema, ainda sem sucesso. A intenção é aprovar o projeto de gestão do hospital para que possa integrar a rede de atendimento público na região, atendendo, assim, uma população de 50 mil habitantes e tornando-se referência para os municípios de Belo Oriente, Periquito, Naque e Braúnas, todos no Vale do Rio Doce.

“O hospital é de suma importância para a região do Vale do Aço, que sofre com a deficiência no atendimento hospitalar à população. A falta que ele faz se reflete imediatamente nos outros três hospitais que atendem pelo SUS em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, servindo a uma população de mais de 500 mil habitantes desta Região Metropolitana”, aponta o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, a Fundação São Francisco Xavier, responsável pela gestão do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, já apresentou um projeto de gestão para o hospital de Belo Oriente, mas a informação na SES é de que já há outra proposta em estudo. “Queremos o quer for melhor para a população, mas precisamos definir logo qual será o modelo de gestão a ser adotado. A estrutura já está toda montada, dependendo apenas desta definição, já que o secretário Fausto Pereira garantiu que não há problema financeiro para o custeio do hospital. A população não pode esperar mais”, afirmou Celinho do Sinttrocel.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner José Rodrigues Barbalho; o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga, Luís Márcio Araújo Ramos; e os prefeitos de Belo Oriente, Açucena (Vale do Rio Doce), Naque e Periquito, respectivamente, Pietro Chaves Filho, Darcira de Souza Pereira, Hélio Pinto de Carvalho e Geraldo Martins Godoy.

Por fim, foram convidados ainda o presidente da Câmara e o secretário de Saúde de Belo Oriente, respectivamente, Waldir Mendes da Silva e Delosmar Lopes de Aquino.