Agressão no Bloco da Bicicletinha será discutida na ALMG

Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos debatem na quarta (30) denúncia de supostos abusos da PM.

23/03/2016 - 15:42

As Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam reunião conjunta, nesta quarta-feira (30/3/16), para debater denúncia de agressão da Polícia Militar (PM) aos foliões do Bloco da Bicicletinha. O fato teria ocorrido na noite de 4 de fevereiro, que antecedeu o feriado de Carnaval. Os autores do requerimento para a audiência pública são a deputada Marília Campos e o deputado Cristiano Silveira (ambos do PT), presidentes, respectivamente, das duas comissões. A reunião acontecerá às 9h15, no Auditório.

O debate atende à solicitação feita aos deputados pelo vereador por Belo Horizonte, Pedro Patrus (PT). O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cristiano Silveira, reforça a importância da discussão. “Queremos ouvir as partes envolvidas para entender o que ocorreu. Esses relatos poderão servir para a apuração da Corregedoria da Polícia Militar, que deverá tomar as medidas necessárias”, disse.

O parlamentar explica que a reunião também poderá servir para discutir a atuação da PM em manifestações. “No ano passado, tivemos também várias denúncias de abuso policial durante manifestações. Queremos que a corporação explique quais são os procedimentos adotados nesses casos. E, acima de tudo, nosso principal objetivo é discutir formas de evitar que esses episódios se repitam”, avaliou Cristiano Silveira.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública, além do vereador, o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção MG (OAB/MG), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; a defensora pública da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Júnia Roman Carvalho; e a diretora-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Claudia Maria Mendes de Almeida Pedrozo.

Por fim, também foram convidados Laila Heringer Costa, integrante do bloco "Tchanzinho Zona Norte"; Morgana Ressinger, integrante do grupo "Muitas Pela Cidade Que Queremos"; e Túlio Castanheira, integrante do "Bloco da Bicicletinha", que teria sido alvo das agressões.