Comissão analisa proposições nesta terça (22)

Comissão quer debater o uso de drones no Estado

Requerimento para audiência pública sobre o tema foi aprovado na reunião desta terça-feira (22).

22/03/2016 - 10:18 - Atualizado em 22/03/2016 - 14:57

Os parlamentares da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, na reunião desta terça-feira (22), requerimento para que seja realizada audiência pública com o objetivo de tratar da utilização de drones (veículo aéreo não tripulado), no Estado. O autor da solicitação e presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), explicou que a intenção é debater o uso destes equipamentos, em especial nas proximidades de presídios, delegacias, departamentos de polícia, cadeias e prédios públicos.

O mesmo parlamentar teve, ainda, outros cinco requerimentos para a realização de audiências públicas aprovados. Sargento Rodrigues pediu reuniões, em caráter de urgência, nas cidades de Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte), São João del-Rei (Região Central) e São João Nepomuceno (Zona da Mata), para discutir o aumento da criminalidade e a carência de efetivo policial nos municípios.

Outro requerimento é para que seja debatido o caso de agentes penitenciários lotados na cidade de Lavras (Sul do Estado), que foram deslocados para atuar em Oliveira (Centro-Oeste), que fica a cerca de 100 km de distância, sem qualquer auxílio financeiro para alimentação e transporte.

Finalmente, o deputado quer tratar o caso do agente penitenciário Wandrew Schwenck de Assis, que ficou paraplégico após ser baleado por criminoso que escoltava para o fórum de Sete Lagoas (Região Central), em agosto de 2009.

Cidadão Honorário - Na mesma reunião foi rejeitado requerimento apresentado por Sargento Rodrigues para que fosse encaminhado ao governador do Estado pedido de providências para conferir o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais ao juiz federal Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara de Curitiba (PR), responsável pelo julgamento dos crimes identificados no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo o parlamentar, a homenagem se justificaria em virtude da atuação do magistrado nas ações que buscam o enfrentamento de crimes contra a nação.

Consulte o resultado da reunião.