Audiência debate qualificação e educação empreendedora em MG

Comissão quer discutir qualificação profissional e inclusão da cultura do empreendedorismo no currículo escolar.

11/03/2016 - 12:11

Com a finalidade de debater a qualificação profissional e a educação empreendedora no currículo escolar, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (17/3/16), às 9h30, no Plenarinho IV. O autor do requerimento para a realização da reunião é o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (Rede). O parlamentar é também presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios, criada na ALMG em novembro de 2015.

"Queremos conhecer melhor como se desenvolvem hoje, no Estado, as iniciativas para qualificação profissional dos estudantes e o que pode ser feito para aprimorar essas iniciativas", diz Paulo Lamac. "Vamos debater também com nossos convidados a ideia de se implantar o que chamamos de cultura empreendedora nos currículos escolares. Não estamos falando da inclusão de novas disciplinas nas grades curriculares, relacionadas ao empreendedorismo. O que se propõe é um debate sobre formas de introduzir, de maneira transversal, a educação empreendedora nas nossas escolas", ressalta o deputado.

Em relação à ideia do empreendedorismo escolar, há quem defenda a importância de incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de empreendedor, de forma a ocuparem espaços no mercado e sobreviverem em uma sociedade capitalista, estimulando a capacidade de enfrentar desafios e riscos, por meio de iniciativas inovadoras e criativas. Alguns educadores, porém, contestam, alegando, entre outras coisas, que o empreendedorismo é uma habilidade própria de cada pessoa e, como tal, não pode ser ensinado ou aprendido. Além disso, argumentam que a proposta pode levar ao desenvolvimento de valores ditados pelo mercado, como o consumismo e o individualismo, em detrimento de valores sociais e humanitários, como a solidariedade e o espírito cooperativo.

No Brasil, o tema passou a ser discutido mais intensamente a partir de acordo de cooperação técnica firmado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Educação (MEC), com a criação do Pronatec Empreendedor, durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, realizado em Brasília, em 2013. Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Voltado para estudantes da rede pública de Ensino Técnico, o Pronatec Empreendedor prevê a inclusão da disciplina de empreendedorismo no currículo de Ensino Técnico.

Convidados – Foram convidados o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o analista técnico da Unidade de Educação e Empreendedorismo Cooperativo, do Sebrae Minas; a secretária Municipal de Educação de São Roque de Minas, Tatiana Costa Leite Rodrigues; o diretor Regional do Senai - Departamento Regional de Minas Gerais, Cláudio Marcassa; o secretário municipal de Educação de João Pinheiro, Eder da Silveira Martins; o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Rafael de Freitas Morais; e o diretor regional interino do Senac, Dimitri Lara de Oliveira.