Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 8/3/16
Deputadas refletiram sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça (8), e também sobre a mineração.
08/03/2016 - 19:27Dia Internacional da Mulher I
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8/3/16), foi abordado pela deputada Marília Campos (PT). Para ela, 8 de março é uma data histórica, que inspira as mulheres a continuarem na luta, tendo em vista que ainda passam por discriminação no mercado de trabalho e pela sub-representação na política. Marília Campos lembrou que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) conta com 77 deputados, sendo que apenas sete são mulheres. A parlamentar pediu ainda apoio à Proposta de Emenda à Constitutição (PEC) 16/15, que teve como primeiras signatárias as sete deputadas da ALMG. A proposição garante a presença de pelo menos uma representante do sexo feminino na composição da Mesa da ALMG. Ela também informou que esteve presente, com o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), em um ato em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), contra o fechamento de maternidade, que, em sua opinião, vai impactar toda a RMBH. Em apartes, os deputados Rogério Correia e Doutor Jean Freire, ambos do PT, parabenizaram as mulheres pela data.
Dia Internacional da Mulher II
Dando sequência às discussões sobre o Dia Internacional da Mulher, a deputada Celise Laviola (PMDB) afirmou que é preciso que sejam conquistados mais direitos para as mulheres. A parlamentar leu uma carta das mulheres que fizeram manifestação, nesta terça (8), na mina Fazendão, da Vale, em Catas Altas (Região Central do Estado). O documento destaca que, passados quatro meses da tragédia em Mariana, a maior parte das famílias continua sem assistência, além de que o Rio Doce está comprometido. O texto aborda o fato de que as mulheres são as principais vítimas do ocorrido. A carta traz ainda a proposta para um projeto popular de mineração, que considere um modelo não predatório e com instrumentos de fiscalização mais eficazes. Celise Laviola também destacou a importância da aprovação da PEC 16/15. Em apartes, os deputados Dirceu Ribeiro (PHS), Cristiano Silveira (PT) e Isauro Calais (PMDB) destacaram o Dia Internacional da Mulher.
Mineração
A deputada Rosângela Reis (Pros) destacou o Projeto de Lei (PL) 616/15, de sua autoria, que trata da Política Estadual de Diversificação Produtiva dos Municípios Mineradores. Ela relembrou o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, que interrompeu as atividades da mineradora, e também a situação vivida pelo município de Ipatinga (Vale do Aço), onde a Usiminas, em função da queda do preço do aço, tem demitido funcionários, afetando também o comércio do município. Diante disso, ressaltou a relevância do projeto de lei. “A mineração deixa grande passivo e desemprego, quando os projetos se encerram. É preciso buscar outras vocações das cidades no turismo, agronegócio, indústrias, por exemplo. Isso também é papel do Estado”, afirmou. Rosângela Reis também ressaltou a data comemorativa em homenagem às mulheres e, em aparte, o deputado Geraldo Pimenta parabenizou as mulheres.
Dia Internacional da Mulher III
A deputada Cristina Corrêa (PT) também fez uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher. “A luta das mulheres para ocupar os espaços é grande. O preconceito persiste em todos os ambientes. Aqui não é diferente. A política ainda é um espaço muito restrito aos homens”, afirmou. A parlamentar leu texto publicado pela revista Carta Capital, que afirma que a data é comemorada da mesma forma todos os anos. “Você deve ter ideia do roteiro: homenagens toscas que ignoram completamente o significado político da data, mensagens de como somos lindas e multitarefas, congratulações vazias. Por outro lado, a luta para lembrar que não existimos para ser enfeite, que há reivindicações importantes, e sobre como ganhar flores não resolve os problemas de violência, de falta de oportunidades e de direitos”, ressalta o artigo. Em aparte, o deputado Rogério Correia falou que a sociedade é nitidamente machista e destacou a importância de políticas públicas para o gênero.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.