A comemoração da data coincide com o dia de nascimento do fundador da organização

Dia da Sukyo Mahikari é comemorado em Plenário

Reunião Especial presta homenagem a ordem suprarreligiosa fundada no Japão e presente em vários países.

01/03/2016 - 12:10

Ordem suprarreligiosa fundada no Japão, a Sukyo Mahikari foi homenageda pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite da última segunda-feira (29/2/16), durante Reunião Especial de Plenário. A Sukyo Mahikari, ou arte Mahikari, como também é conhecida, tem como princípio básico a purificação do espírito para uma mente e corpo saudáveis, conforme destacou em seu pronunciamento o deputado Ivair Nogueira (PMDB), autor do requerimento da reunião.

O parlamentar também ressaltou que a homenagem coincide com as comemorações pela passagem do dia 27 de fevereiro, dia de nascimento de seu fundadador, Kotama Okada. A data foi reconhecida como o Dia Estadual da entidade em Minas e é comemorada também nos países onde a ordem está presente.

“Os praticantes da arte Mahikari buscam o aprimoramento para que se tornem exemplo na sociedade através de suas ações, fundamental para o momento que o mundo atravessa, de guerras e conflitos e consequente distanciamento de uma vida espiritualizada”, afirmou o deputado.

O orientador superior da ordem para a América Latina, Hiroki Shimizu, recebeu placa comemorativa e agradeceu o empenho de deputados e praticantes para que fosse institucionalizado em Minas o Dia da Sukyo Mahikari. Ele destacou momentos da história e fundamentos da organização, criada em 1959 e que defende um processo de mudança no modo de viver centrado no materialismo. “O modo de viver agora é espiritualista, e temos a necessidade de centrar os pensamentos não nos bens materiais, mas na humanidade”, frisou Shimizu.

Em mensagem lida na reunião, o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), também destacou a importância da comemoração, que considerou um “alento” para épocas conturbadas como as vividas hoje. “Esta organização mundial vem sendo uma força positiva em nome da universalidade, superando as diferenças de crença, nacionalidade ou etnia”, afirmou.

Compuseram a mesa o presidente da Sukyo Mahikari Sede Brasil, Hidekazu Sakamoto, e o ex-deputado estadual Luiz Henrique, proponente do Dia da Sukyo Mahikari em Minas; e ainda a juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes e o desembargador Francisco Batista de Abreu.