Quatro requerimentos foram aprovados em reunião desta terça-feira (1º/3)

Proposta de reforma administrativa do Estado motiva reunião

Comissão de Desenvolvimento Econômico também aprovou discussão sobre Frente Parlamentar do Cooperativismo no Estado.

01/03/2016 - 17:26

Discutir aspectos relativos à proposta de reforma administrativa, que deve ser formulada pelo Governo do Estado. Esse é o objetivo de audiência pública cujo requerimento foi aprovado nesta terça-feira (1º/3/16) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A audiência foi solicitada pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), que preside a comissão; Felipe Attiê (PP), vice-presidente; e Roberto Andrade (PTN). Os parlamentares temem que a reforma signifique a extinção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Segundo Antônio Carlos Arantes, serão convidados os secretários de Estado de Planejamento e Gestão e da Fazenda para prestar esclarecimentos sobre o assunto. "Se o Estado está inchado, é preciso cortar na carne. Mas não dá pra cortar a pasta do desenvolvimento econômico, que é propulsora", afirmou.

Felipe Attiê também criticou a iniciativa. Para ele, seria mais efetivo que pastas menores como Agropecuária e Turismo fossem cortadas e passassem a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é mais ampla. Roberto Andrade também manifestou preocupação com a possibilidade de extinção da secretaria, apesar de se colocar a favor da reforma.

De autoria do deputado Antônio Carlos Arantes, também foi aprovado requerimento para a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Agropecuária e Agroindústria, para o lançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG).

O deputado Paulo Lamac (Rede) teve dois requerimentos aprovados, um de audiência e outro de debate público. A primeira vai discutir iniciativas de desburocratização na abertura de empresas, já o segundo terá como tema as políticas estaduais de apoio aos pequenos negócios.

Consulte o resultado da reunião.