Audiência debate greve de jornalistas dos Diários Associados
Impasse nas negociações com proprietários do Estado de Minas e da TV Alterosa motiva reunião nesta quarta-feira (2).
26/02/2016 - 12:27Os deputados da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promovem, nesta quarta-feira (2/3/16), uma audiência pública com o objetivo de debater o processo de mobilização e greve dos trabalhadores dos Diários Associados no Estado. A reunião, solicitada pelos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Rogério Correia (PT), está marcada para as 14h30, no Teatro.
De acordo com informações do gabinete do deputado Rogério Correia, o passivo trabalhista vem se acumulando há anos nas empresas do grupo de comunicação dos Diários Associados, proprietárias do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa. A reunião, então, pretende discutir a situação dos jornalistas e demais trabalhadores das empresas de comunicação mineira, cuja inadimplência foi constatada em dívidas com o pagamento de 13º salário, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), férias e outros direitos. Seriam 14 descumprimentos ao todo, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.
Ainda segundo a assessoria do parlamentar, em 28 de dezembro, cerca de 30 trabalhadores da TV Alterosa paralisaram suas atividades por um momento, quando foram intimidados por mais de 100 policiais militares do Batalhão de Choque, convocados por um gerente da empresa. Os PMs só teriam sido retirados do local após a intervenção do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG), Kerison Lopes, e do Líder do Governo na ALMG, deputado estadual Durval Ângelo (PT).
Kerison Lopes disse que o SJPMG quer saber qual profissional da empresa solicitou o envio dos militares para intimidar os jornalistas. “Os militares ficaram muito constrangidos em ter que cumprir uma tarefa como essa, desnecessária e de caráter intimidatório”, explicou.
Convidados – Foram convidados o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkimin; o corregedor da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Cel PM Alexandre Antônio Alves; a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Beatriz da Silva Cerqueira; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG), Marcelino da Rocha; o diretor executivo dos Diários Associados, Geraldo Teixeira da Costa Neto; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Arnóbio Lopes Santos; a auditora fiscal do Trabalho e chefe da Seção de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Alessandra Parreiras Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Jornais e Revistas da RMBH, Luiz Alberto de Castro Tito; e o diretor jurídico do Sindicato dos Radialistas de Minas Gerais, Anderson José Guilherme da Rocha.