Coordenadores municipais participaram de curso de formação em dezembro de 2015

Coordenadores do Parlamento Jovem fazem curso em BH

Atividade busca aperfeiçoar a gestão do projeto da ALMG nas 47 cidades participantes da edição de 2016.

26/02/2016 - 17:11

Os coordenadores dos polos regionais do Parlamento Jovem de Minas 2016 participam, de 3 a 4 de março, de um curso de formação que vai capacitá-los para a realização das atividades do projeto. Neste ano, a iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegará a 47 municípios mineiros, organizados em 12 polos. O curso será realizado na Escola do Legislativo.

Na quinta-feira (3/3/16), as atividades começam às 14h30, com uma análise de contexto dos polos, o processo formativo e a coordenação nos municípios. Às 16h30, os coordenadores serão divididos em dois grupos e participarão de atividades paralelas: Oficina de Comunicação e Mídias digitais (Módulo I) e Instrumentos e práticas para a realização de projetos – Técnica de construção colaborativa: entre o brainstorming e o design de conversas (Módulo I).

Na sexta-feira (4/3), o curso recomeça às 8h30, com o módulo II das atividades desenvolvidas na véspera. A partir daí, os coordenadores voltam a se reunir para discutir três temas relativos às etapas do Parlamento Jovem: Etapa Municipal e Regional – para além das dinâmicas de realização das Plenárias; Etapa Estadual – considerações sobre o GT e a Plenária, e coordenadores de apoio; e PJ de Minas: competências e papéis dos parceiros em um modelo educacional em rede.

A expectativa da Escola do Legislativo, que coordena o Parlamento Jovem, é que o curso contribua para o aperfeiçoamento da gestão e da coordenação do projeto nos polos, a partir do compartilhamento dos conhecimentos. Os coordenadores serão capacitados para promover maior interlocução entre o projeto e a comunidade e para fortalecer o engajamento e a participação social, principalmente nas escolas dos municípios participantes.

Para Fernanda Freitas, uma das coordenadoras estaduais do projeto na Escola do Legislativo, o curso também dará fundamentação para o uso de instrumentos de gestão de projeto, que serão aplicados pelos coordenadores de polo e avaliados nas visitas técnicas.

Inovações – Algumas inovações na organização do curso foram implementadas neste ano. Houve a consulta aos polos para definição da data mais favorável para realização do curso, e os coordenadores foram convidados a sugerir atividades e a se voluntariarem para conduzir algumas delas. A ênfase na articulação social do projeto com a comunidade também é uma inovação.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Neste ano, o projeto discutirá a temática da mobilidade urbana.