Ampliar conselhos do idoso pode melhorar políticas públicas

Assunto será discutido em audiência nesta quarta (24) para que todos os municípios possam ser contemplados.

19/02/2016 - 14:21 - Atualizado em 19/02/2016 - 16:13

A Comissão Extraordinária do Idoso realiza audiência pública nesta quarta-feira (24/2/16), às 16h30, para discutir formas de estimular a implementação de Conselhos do Idoso em todos os municípios mineiros. A reunião será no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelos deputados Isauro Calais (PMN), presidente da comissão, e Glaycon Franco (PTN), vice.

Para o deputado Glaycon Franco, a implantação de mais conselhos municipais no Estado facilitará a melhoria das políticas públicas em favor do idoso, portanto a importância de se discutir medidas que possam ampliar esses órgãos. “Vamos promover tudo o que vier a proporcionar um maior número de conselhos em Minas”, frisa o parlamentar.

Os conselhos muncipais do idoso são órgãos de representação e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos, na busca de soluções compartilhadas. Devem reunir representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil.

A Comissão Extraordinária do Idoso foi criada pela ALMG em junho de 2015, para fazer diagnósticos e propor ações e políticas voltadas para o idoso, atuando em sintonia com as comissões permanentes.

Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania Nilmário Miranda; o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; a promotora de Justiça na Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiências e Idosos, Jacqueline Ferreira Moisés; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; o secretário executivo do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Wagner Cândido Ferreira; o coordenador especial de Politicas para o Idoso da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Dilson José de Oliveira; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Idoso de Juiz de Fora, Regina Garcia Tessutti.