Também foram aprovados três pedidos de reuniões com convidados e audiências

Deputados querem debater o custo da energia no Projeto Jaíba

Parlamentares também pretendem conhecer os valores aportados na comercialização de produtos e no uso de água na região.

16/02/2016 - 11:37

Os deputados da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, na reunião desta terça-feira (16/2/16), requerimento para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é discutir os custos da energia elétrica, da comercialização de produtos e da utilização da água no Projeto Jaíba (Norte de Minas). O autor da solicitação para o debate é o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Na reunião, foram aprovados, ainda, três requerimentos para a realização de reuniões com convidados e audiências públicas. O deputado Tito Torres (PSDB) pediu audiência para tratar da inclusão do município de Ferros entre as cidades impactadas pela instalação das empresas Anglo American e Vale nas cidades de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar. As três localidades ficam na Região Central do Estado.

O deputado Carlos Pimenta (PDT) solicitou uma reunião com a presidente da Copasa, Sinara Meirelles, para debater o Programa de Recuperação de Nascentes e Revitalização de Rios do Estado, em especial nas cidades em que a concessionária atua.

Finalmente, o deputado Bosco (PTdoB) quer uma reunião da comissão com a direção da Vale Fertilizantes para tratar das operações da empresa nas cidades de Araxá e Patrocínio (ambas no Alto Paranaíba). De acordo com o parlamentar, o início da exploração de rocha fosfática na região estaria paralisado, em virtude do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (Central), em novembro do ano passado.

Consulte o resultado da reunião.