TV Assembleia mostra dificuldades enfrentadas por povoados
Programa inédito mostra as realidades de São Joaquim, Jiboia e Bom Jardim da Prata, no Norte de Minas.
02/12/2015 - 18:00A TV Assembleia foi conhecer de perto alguns lugarejos do Norte de Minas que vêm recebendo ações do Cidadania Ribeirinha, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na segunda edição do projeto, iniciada em 2015, as atividades de formação política e incentivo à agricultura familiar estão concentradas em Januária e São Francisco. Os dois municípios estão às margens do Rio São Francisco e enfrentam os efeitos de uma seca prolongada e da degradação ambiental ocasionada por intervenções humanas. O programa inédito estreia neste sábado (5/12/15), às 12h30.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
A primeira parada foi em São Joaquim, distrito de Januária. O local enfrenta problemas com o lixo, que se acumula a céu aberto, e com a falta de água potável para a população. Na sequência, a reportagem da TV Assembleia foi para Jiboia, distrito de São Francisco, que também enfrenta os efeitos da maior estiagem dos últimos 80 anos. No local, moradores lutam para recuperar uma represa, utilizada para abastecer 11 comunidades das redondezas.
Por fim, a equipe de reportagem visitou Bom Jardim da Prata, outro distrito do município de São Francisco. O povoado também está sofrendo com as consequências de uma seca prolongada e com a falta de oportunidades de trabalho para a população.
Projeto - O Cidadania Ribeirinha é focado em municípios mineiros pertencentes à Bacia do São Francisco que apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O sucesso da primeira edição contribuiu para que o projeto fosse um dos 19 selecionados entre 240 inscritos em todo o País para receber recursos do FNMA, repassados por meio do Banco do Brasil. Esta segunda edição será realizada ao longo de três anos.
Reprises - As reprises serão no domingo (6), às 19h45; na segunda (7), às 9 horas; e na terça (8), às 19 horas.