Defesa Civil recolhe donativos arrecadados na ALMG
Presidente da Casa acompanhou a retirada do primeiro lote destinado às vítimas de rompimento de barragens.
13/11/2015 - 12:34 - Atualizado em 18/11/2015 - 11:40O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), acompanhou, na manhã desta sexta-feira (13/11/15), a retirada do primeiro lote de donativos recolhidos pelo Legislativo mineiro, que são destinados a auxiliar moradores das áreas atingidas pela tragédia em Mariana (Região Central do Estado). Ao todo, foram doadas mais de duas toneladas de donativos, entre roupas, calçados e alimentos não perecíveis, e milhares de unidades de produtos de higiene e de limpeza.
No último dia 5 de novembro, uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco se rompeu. Uma avalanche de lama atingiu o Distrito de Bento Rodrigues e, na sequência, diversas localidades do Leste do Estado, contaminando inclusive o leito do Rio Doce. Na última segunda-feira (9), a ALMG iniciou a campanha para recolher donativos para as vítimas.
Acompanhado do deputado Lafayette de Andrada (PSDB), o presidente da Casa ressaltou as ações que o Legislativo tem implementado para minimizar os impactos do desastre e o sofrimento dos atingidos. Ele ressaltou, ainda, que a Assembleia deverá trabalhar em leis mais rigorosas com relação a barragens e equipamentos similares. Destacando outras iniciativas já implementadas no âmbito da ALMG, todas voltadas à redução do sofrimento dos atingidos, como a criação da Comissão Extraordinária da Barragens, Adalclever Lopes ainda enfatizou o início de operações do que chamou de “trem das águas”.
Segundo o presidente, o comboio, que teria iniciado as atividades nessa quinta-feira (12), foi solicitado por ele, pessoalmente, à empresa Vale, umas das controladoras da Samarco. A proposta para que a empresa disponibilizasse a sua linha ferroviária para transportar água até o Leste do Estado teria nascido de uma sugestão do deputado Bonifácio Mourão (PSDB). De acordo com o presidente, ele também já fez contato com o diretor de Operações Centro-Leste da Copasa, Frederico Ferramenta, que imediatamente endossou a proposta, disponibilizando água tratada de Ipatinga (Vale do Aço) para abastecer o “trem das águas”. Ainda de acordo com o deputado, o trem deverá permanecer em circulação, em toda a área atingida, enquanto houver necessidade.
Sobre os donativos coletados pela ALMG, Adalclever Lopes ressaltou que o lote recolhido pela Defesa Civil, destinado ao município de Barra Longa (Zona da Mata), a 60 km de Mariana, foi apenas o primeiro de muitos, pois a campanha da Assembleia vai continuar enquanto houver necessidade. “Esta campanha é apenas uma das muitas ações que temos nos empenhado em fazer para tentar minimizar os impactos aos atingidos. O volume de donativos que vimos aqui, neste primeiro lote, mostra mais uma vez o caráter solidário do povo mineiro, que, aliás, é uma característica do brasileiro de forma geral. Estamos todos muito empenhados em ajudar, em todas as frentes possíveis, às populações que sofrem com as consequências deste desastre”, avaliou.
As características humanitárias da população também foram ressaltadas pelo deputado Lafayette de Andrada. “Estes donativos mostram que a população de Minas Gerais está unida no esforço para ajudar, mostrando, mais uma vez, o seu espírito de solidariedade. E esta Casa tem buscado colaborar para que essa ajuda chegue às regiões atingidas, num esforço para, pelo menos, minimizar o sofrimento das vítimas”, declarou.
Barra Longa - De acordo com a gerente de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa de Marilac Luna, o município de Barra Longa foi escolhido para receber este primeiro lote recolhido pela ALMG porque a cidade de Mariana já havia contado com muita ajuda e estaria, inclusive, encontrando dificuldades para fazer a triagem. Ela explicou que a Assembleia recebeu a informação de que Barra Longa vivia situação inversa. Diante disso, foram feitos contatos com prefeitura e as entidades de assistência social daquela cidade que teriam confirmado a necessidade de apoio, informando que 200 casas, no perímetro urbano, teriam sido atingidas.
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte) continua a recolher as doações. As prioridades são água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene pessoal, que podem ser entregues, das 7h30 às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108-7800.