A votação foi feita no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, durante os trabalhos da etapa estadual de 2015
Mariana, Lara e Andressa votaram no tema Mobilidade Urbana por acreditarem ser o mais amplo
Coordenadores avaliaram o projeto, a fim de definir melhorias para os próximos

Mobilidade urbana será o tema do Parlamento Jovem de 2016

Em votação apertada, tema concorreu com Governança Democrática e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência.

22/10/2015 - 12:00 - Atualizado em 22/10/2015 - 18:32

Em uma votação apertada, os 110 votantes do projeto Parlamento Jovem de Minas definiram o tema da edição de 2016: "Mobilidade Urbana", que recebeu 50 votos. "Governança Democrática" obteve 49 votos e a "Inclusão Social das Pessoas com Deficiência", 11. A votação ocorreu na manhã desta quinta-feira (22/10/15), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, durante os trabalhos da etapa estadual de 2015, que começaram na última quarta-feira (21) e se encerram nesta sexta (23), com a Plenária Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O tema deste ano é "Segurança Pública e Direitos Humanos". O PJ de Minas é um projeto de educação para a cidadania promovido pela ALMG, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

As estudantes de Guaxupé, Mariana Carolina Rezende, Lara Cristina Melo Lopes e Andressa Rodrigues dos Santos justificaram o voto na Mobilidade Urbana por acreditarem ser um tema amplo, abrangendo os outros demais propostos. Além disso, Lara Cristina ponderou que é um assunto que afeta diretamente a vida de todos e é preciso saber o que pode mudar, opinião compartilhada por Andressa Rodrigues.

Os estudantes de Divinópolis, Felipe Ferreira e Thainalli Dória, de 16 anos, também votaram no tema vencedor de 2016. Para Felipe, a Mobilidade Urbana, além de ser cobrada dos políticos, deve ser discutida também com a população, que pode ajudar e sugerir melhorias. Thainalli também disse que as intervenções para melhorar a mobilidade dependem das pessoas, não apenas do governo. Além disso, ponderou que o tema da inclusão das pessoas com deficiência pode ser atendida no tema vencedor.

Após a votação do tema de 2016, a equipe se desdobrou em duas atividades simultâneas. Os estudantes assistiram palestra do consultor de Gestão Pública da ALMG, Mário César Rocha Moreira, que apresentou o papel da consultoria na temática do Legislativo e no Parlamento Jovem de Minas. Em seguida, houve apresentação dos servidores da Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI), Marcelo Zuppo e Patrícia Andrade Santos, que mostraram a dinâmica e funcionamento dos grupos de trabalho que se formariam na tarde desta quinta, na Escola do Legislativo (ELE).

Coordenadores avaliam experiência

A outra atividade da manhã desta quinta (22) reuniu os coordenadores dos estudantes, que participaram de uma oficina para avaliar o projeto realizado esse ano e definir ações de melhoria para as edições futuras.

Pela primeira vez participando do Parlamento Jovem de Minas, a servidora da Câmara Municipal de Extrema, Ana Cristina Catelli, avaliou de maneira positiva a experiência como monitora dos cerca de 25 adolescentes de sua cidade. Segundo ela, no início eles se mostraram tímidos e aos poucos se prepararam para falar sobre o tema e, principalmente, exercer sua cidadania.

Ana Cristina também avaliou a experiência como enriquecedora para sua vida. "Tive que sair da minha zona de conforto para crescer junto com o projeto", disse Ana Cristina. Ela ainda ressaltou o apoio que recebeu dos outros municípios do seu polo, além da troca de experiências entre eles, tanto das boas experiências como as que não deram certo. Ela espera continuar na edição de 2016 no projeto. "Foi uma experiência maravilhosa", concluiu.

"Veterena" do Parlamento Jovem de Minas, pela terceira vez participando, sendo que a segunda como coordenadora de polo, Rochellle Gutierrez, da Câmara Municipal de Uberaba, destacou as mudanças ocorridas no projeto, como o aumento da articulação e diálogo entre os municípios, principalmente por meio da plataforma de gestão implantada pela ALMG. Além do diálogo entre as cidades participantes, Rochelle ressaltou o poder de articulação dos adolescentes, que criaram uma rede de contato, desde as etapas anteriores.

O coordenador do projeto pela PUC Minas e professor do Instituto de Ciências Sociais, Alexandre Eustáquio Teixeira, também ressaltou a importância desse trabalho nos municípios, culminando na consolidação da regionalização do Parlamento Jovem de Minas, com 38 municípios participantes. Desses, segundo Alexandre, quase metade são de câmaras e estudantes novatos. Salientou ainda que o projeto é inovador ao oferecer formação política e de cidadania em rede, sem simulação de ações.

Curso e grupos de trabalho marcam período da tarde

Em continuação à etapa estadual do PJ de Minas, o período da tarde desta quinta (22) foi marcado pela realização, na ELE, do Curso de Formação Introdutória para coordenadores municipais e representantes de câmaras municipais interessadas em integrar o projeto em 2016. Outro destaque está sendo a realização, no Sesc Venda Nova, de grupos de trabalho com os estudantes para a definição de propostas que serão levadas à plenária final nesta sexta (23).

De acordo com a gerente-geral da ELE, Ruth Schmitz, o curso de formação teve como objetivo explicar o projeto e as atribuições dos atores envolvidos, o que, em sua opinião, é relevante para que as câmaras municipais avaliem se de fato têm condições de participar do projeto. Segundo ela, para o desenvolvimento da iniciativa, é preciso grande comprometimento dessas câmaras.

"O Parlamento Jovem é um projeto desenvolvido em rede e que, por isso, deve estar bem amarrado para dar certo. Quando um novo grupo entra, é preciso que tenha uma visão de tudo", salientou.