O setor de transportes é um dos principais consumidores do gás natural - Arquivo/ALMG

Fornecimento de gás natural motiva debate em Betim

Comissão promove audiência pública na cidade para tratar da demanda industrial, comercial e residencial de energia.

16/10/2015 - 11:40

Os deputados da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta segunda-feira (19/10/15), uma audiência pública na cidade de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O objetivo é debater a viabilidade de expansão do fornecimento de gás natural para atender a demanda industrial, comercial e residencial, além do setor de transportes. A reunião, solicitada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB), acontece às 14 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (Rua Vicência Maria de Jesus, 375, bairro Jardim da Cidade).

De acordo com o parlamentar, o gás natural é um combustível fóssil e fonte de energia limpa, eficiente e baixo poluente, cada vez mais utilizada na geração de energia e fornecimento de calor. Ele explica, no entanto, que, apesar de crescente a demanda, os principais consumidores do gás natural ainda são as indústrias químicas, petroquímicas e de fertilizantes, e o setor de transportes, em substituição do óleo diesel, gasolina e álcool pelo gás natural veicular. “Tendo em vista a crise energética do País, com o expressivo aumento sobre o valor das tarifas, o gás natural hoje é a melhor alternativa para o setor produtivo, devido ao seu baixo custo e garantia de fornecimento ininterrupto”, disse.

Ivair Nogueira lembra que o Governo Estadual, por meio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), trabalha para ampliar a oferta de gás natural, aumentando continuamente a abrangência geográfica das redes de distribuição. Este plano de expansão deve levar o órgão a triplicar, nos próximos anos, sua malha de gasodutos e o volume de distribuição de gás natural. “Tendo em vista que Betim concentra o maior distrito industrial de Minas Gerais, quinta maior população do Estado e comércio pujante, faremos esta audiência pública”, afirmou. Ainda segundo o parlamentar, em que pese ser um combustível de origem não renovável, os benefícios do uso do gás natural estariam estimulando o governo e os consumidores a uma nova era de consumo consciente.

Convidados – Foram convidados o prefeito de Betim, Carlaile de Jesus Pedrosa; o presidente da Câmara Municipal de Betim, Marcos Antônio da Paz; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Betim, Fabrício Fernandes Freire; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Eduardo Lima Andrade Ferreira; o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais, Bráulio Baião Barbosa Chaves; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim, José de Oliveira Barboza; o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Senai Betim, Anderson Rodrigo Pascoal; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Betim, Augusto Freitas da Silva.