Crise em Nova Lima é tema de audiência pública

Comissão do Trabalho vai debater o impacto dos problemas econômicos da cidade na vida dos trabalhadores.

16/10/2015 - 14:43

Debater a crise vivida pela cidade de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e seus impactos na vida da população e dos trabalhadores municipais. Esse é o tema de reunião, que será realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (20/10/15), às 14 horas, no Sindicato dos Mineiros de Nova Lima (Praça Bernadino de Lima, 65, Centro).

De acordo com o autor do requerimento para a reunião e presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), o agravamento da crise tem mais impacto nos municípios. "Afinal, quando há dificuldades econômicas e cortes orçamentários, os serviços e políticas públicos são ameaçados. E o que é pior, exatamente no momento em que as pessoas mais necessitam de apoio e sustentação por parte do Estado. Ao mesmo tempo, a Lei de Responsabilidade Fiscal engessa as ações do Poder Público piorando ainda mais a situação".

O parlamentar disse ainda que busca, com a reunião, encontrar alternativas para a cidade. "Pretendemos realizar outras audiências, envolvendo outras cidades, para depois realizar um grande debate na Assembleia sobre o tema. Já aprovamos requerimento para discutir a crise vivida pelos municípios mineiros, o Fundo de Participação dos Municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o desenvolvimento de serviços e políticas públicas. A ideia é buscar soluções mais abrangentes e articuladas".

Convidados – Foram convidados o prefeito de Nova Lima, Cassio Magnani Junior; o presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, José Geraldo Guedes; o supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Fernando Ferreira Duarte; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima, Tatiane Verônica Ribeiro; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Lima (Sindserp), Érika Fernanda de Souza; e o representante do Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Nova Lima, Ludson Rocha Martins.