Deputados vão debater situação de pacientes que deixam o interior e buscam tratamento em BH - Arquivo/ALMG

Tratamento médico de pacientes do interior em BH gera debate

Assunto será discutido em reunião na Assembleia, na quarta-feira (21), às 15 horas.

16/10/2015 - 12:51

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover uma audiência pública para debater as condições dos pacientes de cidades do interior que fazem tratamento médico na Capital. A reunião será na quarta-feira (21/10/15), às 15 horas, no Plenarinho IV. O autor do requerimento é o deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão.

Para o deputado Arlen Santiago, a situação dos pacientes que deixam o interior e buscam tratamento em Belo Horizonte precisa ser discutida e melhorias precisam ser pensadas. “Essa situação nos preocupa. Muitos pacientes deixam suas casas, no interior do Estado, percorrem longas distâncias para atendimento nos hospitais da Capital. Muitos têm que aguardar horas depois da consulta para retorno. A Comissão de Saúde quer discutir esse tema e propor ações que possam contribuir para o melhor atendimento desses pacientes”, afirmou.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o prefeito de Pará de Minas (Região Central) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; o prefeito de Vespasiano (Região Central) e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Carlos Moura Murta; o secretário de Saúde de BH, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior; a secretária de Políticas Sociais de BH, Luzia Ferreira; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar; e a secretária-adjunta de Administração Regional Municipal Centro-Sul de Belo Horizonte, Cláudia Márcia de Lima.

Também receberam convite para participar da audiência pública o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Raimundo Nahas; o provedor do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, Saulo Levindo Coelho; o superintendente-geral do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, Porfírio Marcos Rocha Andrade; o presidente do Instituto Mário Penna, Paulo José de Araújo; o diretor hospitalar geral dos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, Léo Cirino de Mattos; o superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Luciana de Gouvêa Viana; e o 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Pablo César Pablito.