A incidência da alergia ao leite de vaca é grande entre as pessoas com deficiência - Arquivo/ALMG

Alergia ao leite de vaca será debatida em audiência na ALMG

Comissão discutirá vulnerabilidade de pessoas com deficiência que sofrem desse mal e o custo de alimentos apropriados.

16/10/2015 - 13:17 - Atualizado em 16/10/2015 - 13:58

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater as condições de pacientes alérgicos à proteína do leite de vaca, além de analisar a normatização da dispensação de fórmulas infantis especiais. A audiência pública será nesta segunda-feira (19/10/15), às 13h30, no Plenarinho I, atendendo a requerimento do presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSB), e dos deputados Arnaldo Silva (PR) e Elismar Prado (PT).

Segundo o deputado Duarte Bechir, a grande incidência deste tipo de alergia entre as pessoas com deficiência é preocupante, o que justifica a realização da reunião. “A audiência que realizaremos tem o propósito de discutir a necessidade de sistematizar o atendimento às solicitações de Fórmulas Infantis Especiais para pacientes com alergia à proteína do leite de vaca, considerando as recomendações de condutas clínicas reconhecidas internacionalmente,” afirmou.

De acordo com o deputado Elismar Prado, os pacientes portadores de alergia à proteína do leite de vaca sofrem com várias restrições alimentares. “Os alimentos para este público são caros. Assim, temos que lutar para as empresas fabricarem alimentos apropriados, de baixo custo, e para que o governo crie programas para atender a esses cidadãos, pois muitas famílias de baixa renda não têm condição de se manterem com a dieta desses pacientes,”disse.

Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o deputado federal e presidente da Federação das APAEs de Minas Gerais, Eduardo Barbosa (PSDB-MG); o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG); e o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, promotor Gilmar de Assis.