ALMG concede Ordem do Mérito Legislativo na segunda (28)
Com o Rio São Francisco como tema, cerimônia será no Plenário, às 20 horas, e reconhece ações exemplares pelo bem comum.
21/09/2015 - 11:15 - Atualizado em 23/09/2015 - 11:17A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta segunda-feira (28/9/15) a tradicional cerimônia de agraciamento da Ordem do Mérito Legislativo. Será no Plenário, a partir das 20 horas, com a expectativa de que sejam agraciados 92 pessoas. Maior evento solene realizado anualmente pelo Parlamento estadual, a condecoração foi criada pela Resolução 2.778/82.
A Ordem do Mérito Legislativo é concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania, estimulando dessa forma toda a sociedade a replicar ações em prol do bem comum. Neste ano, o orador oficial do evento será o governador Fernando Pimentel (PT).
Nesta edição 2015, a Ordem do Mérito Legislativo terá como tema “Rio São Francisco, rio-mar”, levando em consideração o contexto atual de crise hídrica e o fato desse curso d'água, ligado historicamente à própria formação do povo mineiro, ser considerado o rio da integração nacional. A ideia é destacar a força de renovação da vida do São Francisco, por meio de suas águas e pelos elementos naturais que as cercam, a força das comunidades ribeirinhas e suas manifestações culturais.
Também foi levada em conta a valorização que a Assembleia de Minas tem dado ao tema, em ações como a instalação da Comissão Extraordinária da Águas e a realização do Seminário Legislativo Águas de Minas III e da segunda edição do projeto Cidadania Ribeirinha. Todo esse trabalho será ressaltado em um painel no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira que retratará, na forma de uma linha do tempo, a contribuição do Parlamento mineiro na defesa dos recursos hídricos do Estado.
As homenagens são concedidas mediante propostas do Conselho da Ordem, que é dirigido pelo presidente da ALMG e formado pelos membros da Mesa, pelas lideranças da Maioria e da Minoria e pelos ex-presidentes da Casa que estejam no exercício do mandato de deputado. São três graus da Ordem do Mérito Legislativo, seguindo critérios de hierarquia: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.
Programação - Na programação da cerimônia, destacam-se os pronunciamentos do orador oficial e do presidente da ALMG, seguido da entrega da homenagem e de uma apresentação acústica do quarteto de vozes e violões Cobra Coral, também responsável pela execução do Hino Nacional, logo na abertura do evento.
Aliás, o lado cultural do evento ganhou destaque nesta edição. O quarteto Cobra Coral, formado por quatro vozes e três violões, executará as composições “Casa Aberta”, de Flávio Henrique e Chico Amaral; e “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Ao fim da cerimônia, haverá ainda uma apresentação do grupo de catira “Pedro Pedrinho”, também no Espaço Democrático. De Martinho Campos (RMBH), o grupo de dança folclórica formado por 26 catireiros de uma mesma família guarda ligações culturais com a comunidade ribeirinha dos Monjolos, onde nasceu seu fundador.
Por fim, também será inaugurada, na Galeria de Arte, a exposição fotográfica “Os Chicos”, que ficará aberta até o dia 2 de outubro. Ela mostra o cotidiano da vida de ribeirinhos que se chamam Francisco ou Francisca.