O presidente do Conselho Regional de Administração, Afonso Victor Vianna de Andrade (centro), representou placa alusiva à homenagem

Reunião Especial marca 50 anos da profissão de administrador

Há cinco décadas, a profissão foi regulamentada no País, o que motivou homenagem no Plenário.

11/09/2015 - 12:29 - Atualizado em 11/09/2015 - 14:33

Os 50 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil foram comemorados, na noite da última quinta-feira (10/9/15), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Especial foi solicitada pelo deputado Braulio Braz (PTB) e o presidente do Conselho Regional de Administração, Afonso Victor Vianna de Andrade, representou a categoria durante a cerimônia.

A profissão de administrador foi regulamentada em 9 de setembro de 1965, com a Lei Federal 4.769. O deputado Braulio Braz lembrou que hoje esse curso de graduação é o mais procurado pelos novos alunos nas faculdades e é líder em adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Ainda de acordo com o parlamentar, é também a segunda opção mais comum para aqueles que já têm outra formação.

“Acredito que uma boa gestão é primordial para qualquer tipo de negócio, independentemente de época ou cenário econômico, pois é fundamental para transformarmos recursos em riquezas e riquezas em melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o parlamentar. Ele se disse, ainda, orgulhoso por homenagear os trabalhadores de uma categoria da qual ele mesmo faz parte, como administrador do conglomerado de empresas da família, o Grupo Líder.

O homenageado, por sua vez, fez um resgate histórico da profissão a partir dos primórdios, há 500 anos, passando pela importância de instituições como a Igreja Católica no desenvolvimento da administração ao longo dos séculos. Afonso Victor Vianna de Andrade destacou a fundação do Instituto da Organização Racional do Trabalho (Idort), em 1931, como marco primordial. ele também falou da criação dos primeiros cursos superiores da área na década de 1940 e das discussões que levaram à regulamentação da profissão em 1965.

"É na crise que se descobre o verdadeiro valor do administrador. E estamos vivendo esse momento, numa demonstração clara e cabal da necessidade do administrador", afirmou o deputado Dilzon Melo (PTB), que presidiu a reunião. Ele também leu o discurso do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), no qual afirmou que o Brasil atualmente experimenta uma abertura democrática única, que tem significado novos campos para os administradores, que se realizam em novas formas organizacionais, da pequena empresa às cooperativas e associações de múltiplas características, que estariam permitindo uma forte participação da sociedade civil nos mais diversos aspectos da economia.