Uso de energia solar, do aquecimento solar e do reaproveitamento de chuva estão entre os temas que serão debatidos pela comissão

Comissão quer debater exploração de minério em Patrocínio

Este e outros oito requerimentos para audiências públicas foram aprovados na reunião da Minas e Energia de quinta (10).

10/09/2015 - 11:31

Os deputados da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, na reunião nesta quinta-feira (10/9/15), dois requerimentos para realização de audiências públicas na cidade de Patrocínio (Alto Paranaíba). O deputado Deiró Marra (PR) quer debater a implantação do projeto de exploração de minério pela Vale e os deputados João Vítor Xavier e Luiz Humberto Carneiro, ambos do PSDB, também solicitam uma discussão sobre o mesmo o tema, assim como a não implementação de planta química no município.

Na reunião, foram aprovados, ainda, outros sete pedidos de audiências públicas. O deputado Gustavo Valadares (PSDB) solicitou reunião para tratar dos impactos do uso da energia elétrica nas áreas comerciais; e o deputado João Alberto (PMDB) pediu audiência para debater a universalização do acesso e uso da energia elétrica no Estado, em especial para os que ainda não foram contemplados nos programas de governo.

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) teve pedido de reunião aprovado para discutir com a Cemig o uso da bioeletricidade em Minas Gerais; o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) quer tratar da possibilidade de redução de alíquota de ICMS da energia elétrica para as empresas localizadas na Zona da Mata e Campo das Vertentes; e o deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão, pediu visita da comissão à Exposibram e ao 16º Congresso Brasileiro de Mineração, que acontecem entre os dias 14 e 17 de setembro, em Belo Horizonte.

Energia solar – Finalmente, foram aprovados dois requerimentos de autoria do deputado Isauro Calais (PMN) para que sejam realizadas reuniões com o objetivo de debater o uso de energia solar, do aquecimento solar e do reaproveitamento de chuva. Uma das audiências seria em conjunto com a Comissão de Administração Pública, para tratar do tema em prédios públicos; a outra para discutir este tipo de uso de energia em prédios residenciais, comerciais e industriais.

Consulte o resultado da reunião.