Ouvidor da ALMG participa de encontro sobre controle interno
Deputado Inácio Franco compôs a mesa de abertura do evento, na manhã desta quarta-feira (9).
09/09/2015 - 12:34O ouvidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Inácio Franco (PV), participou, na manhã desta quarta-feira (9/9/15), da abertura da 11ª edição do Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O encontro acontece em Belo Horizonte nesta quarta (9) e quinta (10). Entre as autoridades presentes na abertura, estavam o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão; o controlador-geral do Estado, Mário Vinícius Claussen Spinelli; e o secretário de Estado da Casa Civil, Marco Antônio Rezende Teixeira.
Durante o encontro, o deputado Inácio Franco destacou a importância da participação da ALMG no evento, já que a ouvidoria é um canal de comunicação entre o Poder Legislativo e a população. Para o ouvidor, o debate sobre o controle interno é fundamental porque é essa instância que fiscaliza a gestão do Estado em casos envolvendo a corrupção, por exemplo. O deputado Inácio Franco disse que o encontro reúne controladores de todo o País para troca de experiências exitosas. Para ele, as ações de controle são essenciais para dar mais transparência ao serviço público.
Essa transparência da gestão pública também foi destacada pelo presidente do Conaci e ouvidor-geral do Estado de São Pualo, Gustavo Ungaro. Ele ressaltou que o fortalecimento do controle interno no Brasil é fundamental, já que a democracia exige limitações de poder e permanente monitoramento do seu exercício. E afirmou que o controle interno é um recurso para se ter uma política eficiente, que possa contribuir para uma sociedade leve, justa e planejada. “Espero que consigamos vislumbrar um horizonte mais belo para a gestão pública, com mais controle e eficácia”, disse Gustavo Ungaro.
Presente na abertura do evento, o controlador-geral do Estado, Mário Vinícius Claussen Spinelli, destacou a importância do controle interno para acompanhar as políticas públicas. No entanto, ponderou que ele precisa sair do campo do assessoramento e atuar em ações de combate contra a corrupção. Em sua opinião, a corrupção deve ser combatida com mudanças institucionais, fortalecendo o Estado e a sociedade, para punir os corruptores.
Para o secretário de Estado da Casa Civil, Marco Antônio Rezende Teixeira, é preciso aperfeiçoar a atividade pública, com instrumentos permanentes de controle, buscando sempre a eficiência do serviço público.