Os convidados do programa vão discutir como são feitos os deslocamentos na Grande BH - Arquivo/ALMG

Transporte metropolitano em pauta no Assembleia Debate

Programa da TV Assembleia que estreia nesta quinta (27) aborda funcionamento e alternativas para melhorar o serviço.

26/08/2015 - 13:12

O Assembleia Debate que estreia nesta quinta-feira (27/8/15), ao meio-dia, recebe parlamentares para falar da realidade de milhares de pessoas que dependem diariamente do transporte público na Grande BH. Segundo o IBGE, mais de meio milhão de pessoas que vivem nesta região saem de casa para trabalhar ou estudar em outra cidade. E o principal destino delas é a Capital.

Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Os convidados do programa da TV Assembleia que discutem como são esses deslocamentos são os deputados Wander Borges (PSB), vice-líder do Bloco Compromisso com Minas Gerais e vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização; a deputada Marília Campos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular; e ainda a deputada Cristina Corrêa (PT), vice-presidente da Comissão de Cultura.

Desde o começo do ano, as condições do transporte coletivo metropolitano vem sendo discutidas em audiências públicas de diversas comissões da Assembleia de Minas. Uma das principais constatações dos encontros é a necessidade urgente de ajustes no sistema de ônibus rápido, o Move Metropolitano. Segundo o Governo estadual, todas as cidades da Grande BH têm ligação, por ônibus, com a capital. Desses 33 municípios com linhas regulares, 16 já estão integrados ao Move.

Também foi sugerida, nas audiências promovidas pelas comissões, a implantação de outras alternativas de mobilidade urbana, como a expansão do metrô e o retorno do chamado “trem de subúrbio”, que funcionou até o início dos anos 1980. Atualmente, o metrô tem uma linha entre a estação Vilarinho, em Venda Nova, na Capital, e a estação Eldorado, em Contagem.

Essa mesma linha pode ser facilmente expandida até o Novo Eldorado, também em Contagem. Ainda de acordo com o Governo mineiro, o projeto para a Linha 2, entre o Calafate e o Barreiro, já foi concluído, mas é preciso uma delegação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para a abertura do processo de licitação.

O programa estreia nesta quinta (27), mas as reprises podem ser assistidas nesta sexta (28), às 21 horas; sábado (29), às 21 horas; domingo (30), às 13 horas; segunda-feira (31), às 23 horas, além de quarta-feira (2/9), às 21 horas.