Comissão também aprovou requerimentos de audiências públicas em Araxá

Risco de fechamento de teatros em BH motiva audiências

Comissão de Cultura aprova requerimentos para avaliar situação dos Teatros Kléber Junqueira e da Cidade.

05/08/2015 - 17:56

Cinco requerimentos para a realização de audiências públicas foram aprovados, nesta quarta-feira (5/8/15), pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dois deles, da deputada Ione Pinheiro (DEM), propõem debater a situação de dois teatros de Belo Horizonte que estão prestes a fechar.

Um deles é o Teatro Kléber Junqueira, no bairro Calafate, que anunciou o fechamento para outubro. Em funcionamento há 11 anos, a casa de espetáculos não conseguiu aprovar projetos pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e está sobrevivendo com recursos estritamente privados, segundo seus dirigentes. Na justificativa do requerimento, a deputada afirma que o teatro tem capacidade para 484 pessoas e já recebeu mais 500 mil espectadores. No ano passado, foi declarado patrimônio imaterial de Belo Horizonte.

A deputada Ione Pinheiro também quer debater a situação do Teatro da Cidade, que funciona há 25 anos no centro da Capital. De acordo com a deputada, a casa de espetáculos, que abriga 184 pessoas, está com as atividades suspensas e também corre o risco de fechar.

O presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), apresentou dois requerimentos para realizar audiência pública em Araxá (Alto Paranaíba). A finalidade da primeira reunião é discutir as possíveis necessidades e as estratégias para a reestruturação dos museus do município. A outra audiência terá por objetivo debater o crescimento da arte cênica na região.

Em conjunto com o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), o deputado Bosco também teve aprovada audiência para discutir o quadro atual de servidores da TV Minas e as perspectivas de trabalho na emissora.

Consulte o resultado da reunião.