Comissão conhece potenciais e desafios do esporte em Uberaba
Município do Triângulo Mineiro será sede de várias competições esportivas até outubro de 2015.
29/06/2015 - 15:24Os avanços e carências da área esportiva de Uberaba (Triângulo Mineiro) foram discutidos em reunião realizada nesta segunda-feira (29/6/15), no município, pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O potencial do turismo esportivo da cidade, bem como a necessidade de recuperação de espaços para a prática do esporte, foram alguns dos pontos abordados pelos participantes da reunião.
O presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba, Luiz Alberto Medina de Carvalho, falou sobre as competições esportivas que serão sediadas pelo município nos próximos meses e disse que os eventos vão trazer para a economia local investimentos diretos de cerca de R$ 18 milhões. Entre os eventos que a cidade vai receber até outubro de 2015, está o XX Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol, com participação de 24 países e cerca de 700 atletas. A abertura do campeonato acontece em Uberaba no dia 19 de julho e os jogos serão realizados na cidade e também em Uberlândia, segundo o presidente da fundação.
“Esse é um evento histórico para a região”, disse. Ele também destacou a realização da final dos jogos escolares de Minas Gerais, com a participação de 7.500 atletas; dos Jogos Jurídicos, com cerca de 5 mil participantes; e da Ginástica Escolar Brasileira (Ginasíades), com 4.500 participantes, além de outros 26 campeonatos internos. Esses eventos, na sua avaliação, são significativos não apenas para o esporte da região, mas também para o comércio, a rede hoteleira e toda a comunidade de Uberaba.
Carvalho também destacou que, entre as principais metas para este ano no município, estão a recuperação de praças esportivas e campos comunitários, dos dois centros avançados de esporte, bem como a realização de parcerias com clubes. Essas iniciativas, segundo Carvalho, visam à definição de locais apropriados, de forma que a população tenha um leque maior de opções para a prática esportiva na cidade. No que se refere ao esporte educacional, ele considerou que a modalidade, que tem como um dos objetivos “garimpar" talentos esportivos, está bem desenvolvida no município.
Entidades apresentam reivindicações
A representante da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, Janaína Pessato Jerônimo, disse que o “carro-chefe” da instituição é a prática esportiva. Dentro da área, ela disse que a associação trabalha com as modalidades do atletismo, basquete e esporte educacional e de lazer. “O profissional faz uma adaptação do conhecimento que tem na área do esporte para aplicá-lo com as pessoas com deficiência”, explicou.
Entre as principais reivindicações apresentadas por Janaína Pessato, estão a necessidade de equipamentos, recursos humanos e da construção de uma área para a prática do atletismo. “Trabalhamos em uma praça cedida pela prefeitura. Se tivesse um pouco mais de investimento em equipamentos e recursos humanoss poderíamos estar em uma situação melhor”, disse.
Ela também destacou como prioridade a necessidade de transporte público mais eficaz para as pessoas com deficiência que precisam se locomover para locais específicos de prática de esportes. Segundo ela, o transporte do município apresenta-se como uma dificuldade para as pessoa que não têm cadeira de rodas motorizada e necessitam de transporte porta a porta.
A necessidade de uma pista de atletismo na cidade foi uma das reivindicações apresentadas pelo representante da Associação dos Corredores de Rua de Uberaba, José Adolfo da Silva Junior. Ele contou que a associação realiza seus treinamentos na Universidade de Uberaba, por meio de um convênio feito com a instituição, mas, segundo Júnior, o local não é ideal para a realização de uma competição oficial.
O representante da associação também ressaltou a importância das academias ao ar livre como uma forma de tirar as pessoas do sedentarismo, mas lembrou que essa iniciativa não é a ideal para quem disputa o esporte de rendimento e precisa de uma academia apropriada. Por fim, ele solicitou que a Associação dos Corredores de Rua de Uberaba seja convertida em uma entidade de utilidade pública.
O presidente da Liga Uberabense de Futebol, Roberto Carlos Fernandes, reivindicou a melhoria dos campos e estruturas físicas para a prática do futebol amador na cidade e cobrou mais ações de segurança durante a realização dos jogos de fim de semana.
Descentralização - O deputado Antônio Lerin (PSB), autor do requerimento para a audiência, destacou a importância da reunião para ouvir as reivindicações da comunidade de Uberaba e região relativas à área esportiva. O deputado Anselmo José Domingos (PTC) comemorou o fato de Uberaba ser um município com uma intensa atividade esportiva.
As ações de descentralização do Governo do Estado foram lembradas pelo deputado Tony Carlos (PMDB). Segundo ele, a partir dessa descentralização, Uberaba vai concentrar grande parte das ações e decisões relacionadas à área esportiva do Triângulo Mineiro. Essa descentralização também foi comemorada pelo deputado Geraldo Pimenta (PCdoB).
O deputado Tony Carlos também defendeu a continuidade do projeto de academias populares ao ar livre, que estimula a prática esportiva nas praças das cidades do interior. O projeto também foi destacado como uma iniciativa de sucesso pelo deputado João Vítor Xavier (PSDB), que também falou sobre a importância dos deputados direcionarem suas emendas parlamentares para o esporte.