Aumento da energia para irrigantes preocupa deputados
Tema será discutido em visita e audiência pública previstos em requerimentos aprovados pela Comissão de Minas e Energia.
24/06/2015 - 16:46A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (24/6/15) três requerimentos para a realização de audiências públicas e outros três para visitas dos deputados. Entre os assuntos que serão abordados, destaca-se a situação dos produtores rurais que são irrigantes na chamada área mineira da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que será tema de duas visitas.
Pelos requerimentos aprovados, os deputados da Comissão de Minas e Energia visitarão a direção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Brasília, para debater o aumento dos custos da energia elétrica para os irrigantes. O autor do requerimento é o deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão. Com o mesmo motivo, foi aprovado requerimento dos deputados Gil Pereira e Glaycon Franco (PTN) para outra visita, também em Brasília, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Foi aprovado ainda requerimento dos mesmos deputados para a realização de audiência pública visando a debater nova técnica desenvolvida, em Montes Claros (Norte de Minas), por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa técnica possibilitaria a redução do desperdício de água na irrigação em regiões que têm grande concentração de calcário.
Dívidas - Outra audiência pública aprovada pela comissão, fruto de requerimento dos mesmos parlamentares, vai tratar da situação dos produtores rurais mineiros. A ideia é fazer uma audiência pública conjunta com os deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial para debater a negociação das dívidas de crédito, junto ao Governo Federal, dos pequenos, médios e grandes produtores.
A Comissão de Minas e Energia também vai realizar audiência pública para debater, em Santa Luzia, questões relacionadas às taxas de iluminação pública aplicadas naquela cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O requerimento para o debate é da deputada Cristina Corrêa (PT). Por fim, a comissão vai ainda visitar o Centro Brasileiro de Inovação e Tecnologia (CSEM Brasil), com sede na Capital, para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição sobre o aproveitamento da energia solar. O requerimento também é dos deputados Glaycon Franco e Gil Pereira.