Assembleia Debate trata a situação da indústria mineira
Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta quinta-feira (11) com reprises.
11/06/2015 - 12:01O Assembleia Debate desta semana reúne parlamentares para uma análise do atual cenário econômico e da situação da indústria mineira neste contexto de recessão. Participam do programa da TV Assembleia, que estreia ao meio-dia desta quinta-feira (11/6/15), os deputados Ivair Nogueira (PMDB), 1º-vice-presidente da ALMG; Braulio Braz (PTB), 3º-vice-presidente da ALMG; e Cássio Soares (PSD). Os convidados se debruçam sobre indicadores do setor industrial e discutem pacotes do Governo Federal de tentativa de retomada do crescimento, como as medidas do ajuste fiscal e o novo programa de concessão em logística, anunciado nessa semana.
Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais já fala em queda de 2,6% na produção e de 5,19% no faturamento, neste ano. Os reflexos do momento difícil já aparecem no mercado de trabalho. Segundo uma reportagem do jornal Diário do Comércio, já são 1.300 demissões, nos segmentos de mineração e ferroligas, e mais de 3 mil funcionários foram colocados em férias coletivas ou em lay-off, especialmente nos setores automotivo e siderúrgico do Estado.
Minas tem quase 80 mil fábricas instaladas, sendo 70% microempresas. As indústrias de médio e grande porte, apesar de representarem menos de 6% do total, são as que mais empregam. Em relação ao perfil de atividade, o setor de transformação- que inclui indústrias de veículos, de alimentos, de vestuário e acessórios, metalurgia, entre outras- é o que tem mais fábricas e empregados, seguido pela construção. Já o setor extrativista, da mineração, é o que mais exporta, e foi responsável 42% das vendas de minas ao exterior no ano passado.
O Assembleia Debate tem reprises nesta sexta-feira (12), às 21 horas; sábado (13), às 22h30; domingo (14), às 13 horas; segunda-feira (15), às 23 horas; e quarta-feira (17), às 21 horas.