O Parlamento Jovem de Minas visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior - Arquivo/ALMG

BH sedia encontro técnico do Parlamento Jovem de Minas

Coordenação estadual do projeto de educação para a cidadania se reúne com parceiros do Polo Central nesta segunda (8).

03/06/2015 - 13:04

A equipe da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas dá sequência nesta segunda-feira (8/6/15) à série de visitas técnicas aos polos do projeto. Representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas, parceiros na iniciativa, vão se reunir com coordenadores municipais, coordenadores de polo, monitores e estudantes de Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Ouro Preto e Ressaquinha, municípios que integram o Polo Central.

Todas as atividades programadas para esta segunda-feira (8) acontecerão na Escola do Legislativo da ALMG (Avenida Olegário Maciel, 2.161, Lourdes). O objetivo é acompanhar e compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do projeto nos municípios, reforçando seu alinhamento metodológico e temático e fortalecendo a identidade e os princípios do Parlamento Jovem.

A primeira atividade, das 8h30 às 11h30, é uma reunião de coordenadores e monitores dos municípios do polo. Das 13h30 às 16h30, acontece reunião com coordenadores da cidade responsável pela coordenação do polo (Belo Horizonte). Paralelamente, no mesmo horário, acontece uma oficina de instrumentalização pedagógica.

Projeto - O Parlamento Jovem de Minas, projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, enfoca o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas em oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia de Minas. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.