O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG, em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais - Arquivo/ALMG

Parlamento Jovem visita Poços de Caldas

Coordenadores estaduais vão se reunir com coordenadores regional e municipais.

18/05/2015 - 13:18

Representantes da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas 2015 visitam, nas próximas quinta e sexta-feiras (21 e 22/5/15), os responsáveis pelo projeto no Polo Sul de Minas II. Os encontros serão realizados na Câmara Municipal de Poços de Caldas (Rua Junqueiras, 454 - Centro). O objetivo é que os coordenadores estaduais possam auxiliar no andamento dos trabalhos e ajudar na capacitação dos coordenadores regionais e municipais.

As atividades começam na quinta-feira (21), às 13 horas, com uma reunião entre a coordenação municipal de Poços de Caldas e um monitor de cada cidade do polo. Entre 14 e 18 horas, monitores e estudantes vão participar de uma oficina de instrumentalização pedagógica. No mesmo horário, todos os coordenadores municipais do polo se reúnem para discutir a gestão do projeto em cada cidade. No dia seguinte (22), será realizada uma reunião com os coordenadores do polo, entre 8 e 10 horas, para tratar da gestão do projeto na região.

As cidades participantes do encontro no Polo Sul de Minas II são Guaxupé, Andradas, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. Já foi realizada uma visita ao Polo Sul de Minas I (com sede em Pouso Alegre) e, nas semanas seguintes, os outros polos serão visitados, em um cronograma que se estende até o fim de junho.

Educação para a cidadania – O Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação para a cidadania realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas em oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.