Indicação de Liza Prado para Utramig tem parecer favorável
Em sabatina nesta quinta-feira (14), ex-deputada anunciou compromisso com expansão dos trabalhos da instituição.
14/05/2015 - 19:04O nome da ex-deputada Liza Prado para o cargo de presidente da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig) recebeu parecer favorável da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parecer foi aprovado nesta quinta-feira (14/5/15), logo após a realização de sabatina da indicada.
A relatora, deputada Ione Pinheiro (DEM), afirmou, em seu parecer, que a indicada, após a arguição pública, demonstrou conhecimento sobre a instituição, capacidade e comprometimento com os princípios da instituição. “Aos 50 anos, a Utramig está renascendo com sua presença”, elogiou a deputada. Ela se disse muito feliz com a indicação de Liza Prado e por seu compromisso com a inclusão social das pessoas com deficiência. “Não podemos fechar os olhos para essas pessoas. Nosso governador está de parabéns”, afirmou.
A relatora indagou a indicada sobre a origem dos recursos da Utramig. De acordo com Liza Prado, 90% são oriundos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o restante, de aportes do Governo do Estado, de emendas parlamentares, de receitas com cursos e doações. Ela ressalvou, no entanto, que a situação financeira da Utramig é grave e as verbas para custeio são suficientes apenas até o final de julho.
O presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), indagou à ex-deputada sobre o pequeno número de prefeituras e instituições do movimento sindical que têm convênio com a Utramig. Ele quis saber se a instituição tinha alguma meta para mudar a situação. Liza Prado explicou que antes não havia qualquer convênio com as prefeituras e que os cinco atuais foram realizados já na nova gestão do Governo do Estado. Segundo ela, a proposta é regionalizar a atuação da instituição e atingir a meta de estabelecer parcerias com pelo menos 200 municípios para a realização de cursos técnicos.
O deputado Celinho do Sinttrocel também elogiou a indicação de Liza Prado e se disse confiante de que ela vai se colocar à disposição de todo o Estado. “Quem ganha é o povo mineiro”, afirmou.
Conhecido de Liza Prado desde sua atuação no movimento estudantil, o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) também teceu elogios à colega. “A Utramig ganha muito com sua presença e seu comando”, disse o parlamentar, ao ressaltar a ligação da ex-deputada com as causas sociais. “Estou convicto de que vai dialogar com todos os setores”.
Liza Prado lamenta situação precária da Utramig
Durante sua exposição, Liza Prado lamentou que a Utramig passa por uma situação difícil de gestão e de finanças. Em dezembro do ano passado, foram fechadas duas unidades da instituição, em São João del-Rei (Região Central do Estado) e Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
A unidade de Uberlândia (Triângulo Mineiro) também passa por problemas considerados graves por ela. Está situada num imóvel alugado na periferia da cidade por R$ 26 mil mensais, valor considerado abusivo. A localização também dificulta o acesso. São apenas 42 alunos na unidade, o que representa um alto custo operacional. Liza Prado lamentou que há um laboratório de mecatrônica totalmente parado, representando prejuízo financeiro.
A Utramig é uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Social (Sedese). Conta com 1.254 alunos nas três unidades: 638 em Belo Horizonte e 574 em Nova Lima (RMBH), além dos de Uberlândia. Desses, 590 são custeados pelo Pronatec, 459 são bolsistas e 205, mensalistas (que pagam pelos cursos).
A instituição oferece sete cursos técnicos: Análises Clínicas, Eletrônica, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. Também oferece quatro cursos de licenciatura - Matemática, Química, Física e Biologia - e especialização em Instrumentação Cirúrgica.
A partir de junho, a Utramig vai oferecer mais um curso técnico – em Recursos Humanos - e oferecer dois cursos de pós-graduação - em gestão educacional com ênfase em mediação de conflitos no ambiente escolar e em educação inclusiva.
Liza Prado explicou que o desafio da Utramig é expandir suas atividades para reverter a situação atual e contribuir para a formação profissional e para a inclusão de pessoas com deficiência e mais pobres. A ex-deputada afirmou que a maioria dos estudantes que se formam no ensino médio saem da escola sem qualificação para o mercado de trabalho.
Um dos compromissos que ela assumiu é com a ampliação de parcerias para a realização de cursos. Já foram estabelecidas parcerias com empresas da iniciativa privada, como Vale, Unimed e Super Nosso. “Temos como atender as necessidades de qualquer município ou empresa”, afirmou. A indicada também anunciou uma parceria com a Fundação Caio Martins (Fucam) para um trabalho de qualificação de pessoas para o trabalho em TV e rádio.
Liza Prado completou que a Utramig já está estabelecendo parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e procura sindicatos e centrais sindicais para avaliar a oferta de cursos profissionalizantes. “O grande desafio proposto pelo governador Fernando Pimentel é a inclusão das pessoas mais carentes”, disse a indicada.
Outra parceria estabelecida pela nova direção da Utramig é para a colocação de estagiários de enfermagem em instituições de Belo Horizonte. O convênio foi firmado com as prefeituras de Contagem e Ribeirão das Neves (RMBH) e com os hospitais da Baleia, Mater Dei, Vila da Serra e São Francisco, além do Laboratório Rojam.
A Utramig possui 261 servidores, dentre eles 86 professores. Para atender à expansão proposta, Liza Prado afirmou que haverá investimento na qualificação dos funcionários e na gestão da instituição. Também está prevista a criação de uma central de atendimento aos alunos.
Currículo – Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos, Liza Prado iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Após quatro mandatos como vereadora em Uberlândia, em 2010 elegeu-se deputada estadual pelo PSB. De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia. Em 2013, trocou o PSB pelo Pros e, nas últimas eleições, obteve 26.507 votos, ficando como suplente de deputado estadual.