A Medalha da Inconfidência, criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, é a maior comenda concedida por Minas Gerais. Sua entrega é anual

Presidente da ALMG é agraciado com Grande Medalha

Cerimônia realizada na última terça-feira (21) prestou homenagem a personalidades e entidades.

22/04/2015 - 15:53

O Governo de Minas realizou, na última terça-feira (21/4/15), em Ouro Preto (Região Central do Estado), a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que homenageou 141 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), foi um dos condecorados com a Grande Medalha. Dentre os homenageados também se destacaram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que foi agraciado com a principal honraria, o Grande Colar da Inconfidência, e o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Stédile, que recebeu a Grande Medalha.

Também foram agraciados com a Medalha de Honra as deputadas Arlete Magalhães (PTN), Celise Laviola (PMDB), Cristina Corrêa (PT), Geisa Teixeira (PT) e Marília Campos (PT); e os deputados Arnaldo Silva (PR), Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Cristiano Silveira (PT), Doutor Jean Freire (PT), Elismar Prado (PT), Emidinho Madeira (PTdoB), Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), Fábio Cherem (PSD), Glaycon Franco (PTN), Iran Barbosa (PMDB), Isauro Calais (PMN), Léo Portela (PR), Mário Henrique Caixa (PCdoB), Missionário Márcio Santiago (PTB), Nozinho (PDT), Ricardo Faria (PCdoB), Roberto Andrade (PTN) e Ulysses Gomes (PT).

A cerimônia iniciou-se com a assinatura, pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do ato de transferência simbólica da Capital para Ouro Preto. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi homenageado com uma coroa de flores colocada junto ao monumento do mártir da Inconfidência. O Hino Nacional Brasileiro foi executado e acesa a pira da liberdade.

Orador oficial da solenidade, o governador abriu seu discurso saudando a presença e a participação da população na festividade. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a entrega das comendas. Dirigindo-se ao ministro Ricardo Lewandowski, o governador de Minas afirmou a importância de se dar amplo direito de defesa à sociedade e relembrou o período na ditadura militar em que esteve na posição de réu.

“É a preocupação de quem já foi réu, julgado e condenado pelas leis de exceção do regime autoritário e que, hoje, abençoado pela democracia e ungido pelo voto popular, ocupa o mais honroso posto que um mineiro pode almejar: o de governador de nosso Estado”, disse Fernando Pimentel. Em seguida, ao lado do vice-governador Antônio Andrade, o governador entregou a Medalha da Inconfidência a cada um dos homenageados presentes.

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, elogiou o novo formato do evento. “Vejo que Minas Gerais mudou a forma de reconhecimento aos agraciados, que são pessoas da sociedade, pessoas comuns que prestaram serviços relevantes ao Estado. Fico contente de, junto com o governador Pimentel, participar dessa mudança de paradigma no Estado de Minas Gerais”, afirmou.

Medalha – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços na área da promoção e desenvolvimento do Estado. É a maior comenda concedida por Minas Gerais e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A entrega é anual.

Nos últimos 10 anos, a cerimônia já homenageou diversas personalidades brasileiras e estrangeiras, como a presidenta Dilma Rousseff (2011); o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003); o arquiteto Oscar Niemeyer (2007); Maria Estela Kubitschek (2006); e o ex-presidente de Portugal, Mário Soares (2005).