Deputados querem saber quais barragens foram construídas nos governos anteriores - Arquivo/ALMG

Ruralminas é tema de reunião da Comissão de Minas e Energia

Um dos objetivos do encontro da próxima quarta (8) é discutir a programação da fundação para a construção de barragens.

01/04/2015 - 14:46 - Atualizado em 01/04/2015 - 19:15

Debater a situação em que se encontra a Fundação Rural Mineira (Ruralminas), a programação para execução de pequenas e médias barragens já aprovadas ou projetadas por esse órgão e ainda conhecer quais barragens foram construídas nos governos anteriores. Esses são os objetivos de uma reunião com convidados que será promovida pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (8/4/15), às 10 horas, no Plenarinho III.

De acordo com o deputado Carlos Pimenta (PDT), autor do requerimento para a realização do encontro, a Ruralminas é um órgão muito importante para o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. “A reunião tem a finalidade de saber como está a fundação a partir da entrada do novo Governo do Estado. Queremos saber, principalmente, se ela vai continuar com programas de perfuração de pequenas e médias barragens”, explica.

Segundo o parlamentar, os programas iniciados no governo passado tinham a meta de construir, no mínimo, cinco barragens em cada município do Norte e do Vale do Jequitinhonha. “No entanto, esses programas foram interrompidos no final de 2014. Prefeitos e lideranças municipais estão cobrando a continuidade, e desejamos saber como anda esse processo”, continua. Na opinião do deputado Carlos Pimenta, essas barragens são fundamentais para melhorar o abastecimento de água no período de seca que atravessa o Estado.

Convidados – Foram convidados para a reunião o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, Denilson Rodrigues Silveira; e o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, José Marcos Martins de Freitas.