Servidores da Fhemig, que lotaram o Salão de Chá e o Plenarinho IV, estão em greve desde o final de março
A comissão aprovou outros cinco requerimentos de visitas e audiências públicas

Deputados se solidarizam com servidores da Fhemig em greve

Foi apresentado requerimento de audiência pública para discutir as reivindicações da categoria.

01/04/2015 - 17:11 - Atualizado em 01/04/2015 - 18:19

Dezenas de servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que estão em greve, acompanharam reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (1º/4/15), e receberam a solidariedade dos parlamentares. Foi muito aplaudida pelos servidores a iniciativa dos deputados presentes de apresentar um requerimento para realização de uma reunião conjunta com a Comissão de Administração Pública, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações da categoria. O requerimento, de autoria dos deputados Arlen Santiago (PTB), Doutor Jean Freire (PT), Ricardo Faria (PCdoB), Glaycon Franco (PTN) e Wander Borges (PSB), será votado na próxima reunião.

O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago, criticou a postura do Governo do Estado na negociação com os servidores. Ele destacou a queixa de uma dirigente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais (Asthemg), Mônica Abreu, que foi publicada pela imprensa: “Chamar os servidores (para negociar) e propor nada de aumento, melhor não chamar”.

O deputado Ricardo Faria defendeu a criação de um fórum permanente de negociação entre governo e servidores. O deputado Glaycon Franco afirmou que, além de discutir carreiras e salários, é importante ouvir os servidores sobre as condições dos hospitais que integram a rede Fhemig. Já o deputado Doutor Jean Freire frisou que as dificuldades da saúde são bem anteriores a este governo, acrescentando que já solicitou reunião com a direção da Fhemig para discutir as reivindicações da categoria.

Requerimentos aprovados – Outros cinco requerimentos para realização de visitas e audiências públicas foram aprovados durante a reunião. Dois deles são de autoria do deputado Ricardo Faria: uma solicitação de visita ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas (Região Central do Estado), para conhecer a demanda de investimentos da instituição; e outra para realização de audiência pública com o prefeito de Lagoa Santa RMBH) e outras autoridades municipais e estaduais, para discutir medidas para reabertura do Hospital Lindouro Avelar (Santa Casa de Lagoa Santa).

Outro requerimento aprovado, de autoria dos deputados Carlos Pimenta (PDT), Ricardo Faria e Arlen Santiago, propõe reunião da Comissão de Saúde com a presidente da Fundação Renato Azeredo para debater a descontinuidade do Canal Minas Saúde, programa realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Foi aprovado ainda requerimento de autoria das deputadas Ione Pinheiro (DEM), Cristina Corrêa (PT) e Rosângela Reis (Pros), para realização de visita conjunta das Comissões de Saúde e Extraordinária das Mulheres à Secretaria de Estado de Saúde, para debater e solicitar a ampliação dos programas dedicados à saúde da mulher.

Também foi aprovado requerimento de autoria do deputado Roberto Andrade (PTN) para realização de reunião conjunta para debater a realização de eventos com bebidas liberadas (open bar). Essa reunião deve ser realizada em conjunto com as Comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, de Saúde e de Segurança Pública.

Consulte o resultado da reunião.