João Vítor Xavier criticou ação de policiais que participaram da operação na Rádio Itatiaia
Durval Ângelo quer solicitar uma audiência sobre o ocorrido na Rádio Itatiaia
Pompílio Canavez falou sobre encontro nacional de comitês de bacias
Carlos Pimenta discursou sobre problemas envolvendo a saúde pública no Brasil

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 10/12/14

Parlamentares repercutiram prisão efetuada por policiais em estúdio da Rádio Itatiaia.

10/12/2014 - 19:17

Prisão em rádio I
O deputado João Vítor Xavier (PSDB) manifestou-se sobre a ação da Polícia Civil que prendeu ontem, durante entrevista na sede da Rádio Itatiaia, um suspeito de envolvimento no esquema de fraude de licitações públicas na cidade de Confins. O parlamentar criticou a ação dos policiais que participaram da operação, definindo-a como "truculenta e agressiva". Além disso, ele afirmou que a atuação dos agentes de segurança apresentava irregularidades, segundo análises de criminalistas consultados por ele. Xavier também destacou o trato com o jornalista Eduardo Costa na ocasião, dizendo que "o crime maior cometido, foi contra a liberdade de imprensa e de expressão". Em aparte, o deputado Cabo Júlio (PMDB) se posicionou contrário às afirmações de João Vítor Xavier sobre os policiais civis. Ele afirmou que não houve ilegalidades e apontou uma possível "falta de bom senso" dos agentes ao interromper a entrevista.

 

Prisão em rádio II
O deputado Durval Ângelo (PT) disse que vai solicitar a realização de uma audiência pública para discutir o caso envolvendo os policiais civis e o jornalista da Rádio Itatiaia. Segundo ele, os agentes de segurança afirmaram que foram ofendidos verbalmente por Eduardo Costa. Por outro lado, ainda de acordo com o parlamentar, o jornalista informou possuir um vídeo capaz de mostrar como os policiais agiram. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) confirmou que vai assinar o requerimento solicitando a audiência pública, ressaltando que os policiais não tiveram oportunidade de se posicionar. Também em aparte, o deputado Cabo Júlio disse que a situação está causando uma impressão errada acerca da polícia, de maneira geral. Segundo ele, isso fragiliza a imagem da instituição perante a sociedade. Em último aparte, o deputado João Vítor Xavier lembrou que, em relação ao caso, ele está questionando o desrespeito à liberdade de imprensa.

 

Água
O deputado Pompílio Canavez (PT) falou sobre sua participação no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), ocorrido no final de novembro. Ele disse que a Comissão Extraordinária das Águas da ALMG vai apresentar, na próxima semana, um relatório que tem como objetivo levantar e debater a "grave" situação dos recursos hídricos no Estado. Canavez também destacou o trabalho da comissão, que "visitou todas as bacias de Minas e realizou audiências públicas com diferentes grupos e setores". O parlamentar afirmou que os governos municipais, estaduais e Federal devem assumir um compromisso de conscientização e educação ambiental da população. Em aparte, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) voltou a falar sobre o caso envolvendo os policiais civis e a Rádio Itatiaia, informando que o mandado de prisão não era específico para a sede da empresa, e que, por isso, pode ser questionado.

 

Saúde
O deputado Carlos Pimenta (PDT) deu destaque aos problemas envolvendo a saúde pública no País. Ele contou que se reuniu com o diretor da Santa Casa de Montes Claros e foi informado de que o Governo Federal tem atrasado os repasses financeiros. Pimenta também disse que, segundo o diretor do hospital, muitas instituições filantrópicas correm o risco de fechar no próximo ano, caso a situação não mude. O parlamentar lembrou outras questões como a necessidade de os estados destinarem pelo menos 12% dos recursos para a saúde e a defasagem de 15 anos da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Em outro momento, ele citou o relatório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), no qual é evidenciada a falta de recursos das prefeituras no interior de Minas Gerais. "Dos 81 municípios do Norte de Minas, 95% não possuem condições de pagar o 13º salário aos funcionários", destaca Pimenta.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.