Cerimônia também contou com a abertura oficial da Vila do Papai Noel, instalada na Galeria de Arte da Assembleia
O presidente da ALMG, o arcebispo metropolitano de BH e outras autoridades participaram da cerimônia
Público comparece para prestigiar a Cantata de Natal da Assembleia
Um caminhão trouxe o Papai Noel, que recebeu as crianças presentes na cerimônia

Assembleia celebra chegada do período natalino

Cantata de Natal, inauguração de presépio e abertura da Vila do Papai Noel marcaram as comemorações nesta quarta (3).

03/12/2014 - 22:18

A tradicional Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); a abertura oficial da exposição Vila do Papai Noel; e a inauguração de um presépio de Natal, bem como da iluminação e da decoração natalina dos prédios da ALMG e da Praça Carlos Chagas fizeram parte do início das comemorações do Natal, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (3/12/14). Essa foi a oitava edição dos festejos natalinos promovidos pela Assembleia.

A inauguração de um presépio, formado por 18 peças em escala humana, marcou o começo do evento, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, concedeu a bênção, ao lado do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). De acordo com o arcebispo, o momento foi significativo, pois proporcionou a recordação dos primeiros presépios idealizados por São Francisco de Assis. “Devemos sempre nos lembrar de buscar uma vida com simplicidade e com a presença de Deus”, destacou.

Dom Walmor ressaltou, também, a questão da violência na sociedade brasileira. Para ele, é preciso rever nosso modo de viver. “Que o período do Natal proporcione a todos um coração de paz, para que possamos construir um novo tempo”, pontuou. Já o deputado Dinis Pinheiro disse ser preciso “redescobrir valores e princípios em busca de uma sociedade que possa vivenciar a conquista da paz”. Ele desejou a todos um Natal abençoado. “Que a luz do Senhor possa tocar o coração de cada um de nós de forma profunda”, concluiu.

O presépio tem inspiração barroca, relacionada ao contexto das comemorações do bicentenário da morte de Aleijadinho. Também estiveram presentes na cerimônia autoridades do Estado e os deputados Elismar Prado (PT), Duarte Bechir (PSD), Liza Prado (Pros), Luzia Ferreira (PPS), Maria Tereza Lara (PT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Wander Borges (PSB) e Rogério Correia (PT).

Cantata emociona o público na Praça Carlos Chagas

Logo após a inauguração do presépio, o público presente pôde acompanhar a Cantata de Natal, na Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia. Ao todo, participaram 19 corais com cerca de 300 vozes. Fizeram parte do repertório tradicionais temas natalinos, como "Noite Feliz", de Franz Gruber, e "Natal Branco", de Irving Berling; peças clássicas e sacras, como o "Aleluia" de Haendel e "Adeste Fideles", de John F. Wad; canções folclóricas, como "Linda Noite" (folclore português); e composições populares, como "Semente do Amanhã", de Gonzaguinha, e “Tema da Vida”, de Marcus Viana.

O público lotou o espaço reservado para o espetáculo. A auxiliar de escritório Andréa Alcântara, 43, disse que “gostou demais”. Foi a primeira vez que ela participou da cantata promovida pela Assembleia. “Foi um programa cultural muito bom”, salientou. A assistente social Marina Silva, 68, também aprovou o espetáculo. “Achei maravilhoso, estou emocionada. Queria que houvesse eventos como esse todos os dias. É muito legal ter contato com apresentações de alto nível”, pontuou.

Além do Coral da Assembleia, integraram o programa os corais da AABB; do BDMG; da Copasa; da Gremig/Cemig; da Imprensa Oficial; da Orquestra de Câmara do Sesc; do Ipsemg; do Ministério Público; o Vozes de Minas (dos Correios); os Canarinhos de Itabirito; o Cidade em Canto; o Contas e Cantos; os Jovens Cantores do Iemg; o Júlia Pardini; o Renovarte; o Vozes das Gerais (INSS/Receita Federal); o Vozes na Estrada; e o Madrigal Cura d’Ars.

Participações especiais - A cantata contou também com as participações especiais da Orquestra Opus, do cravista Antonio Carlos de Magalhães, da soprano Andrea Peliccioni, do tenor Júlio César de Mendonça e do baixo Giancarlo de Souza. Entre os regentes, além do maestro Guilherme Bragança, da ALMG, participaram os maestros Arnon Oliveira, Cleude William, Cristina Bello, Eliane Fajioli, Elza do Val Gomes, Éric Lana, Flávia Campanha, Geraldo José Ferreira, Karina Haddad, Leonardo Cunha, Luiz Flávio dos Santos, Marco Antônio Maia Drumond, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

No final da cantata, o presidente da ALMG agradeceu a presença de todos. “Que possamos fazer de nossas vidas uma busca constante por um mundo melhor”, desejou. Também estiveram presentes na cantata o governador Alberto Pinto Coelho, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além de outras autoridades.

Festejos mostram o compromisso da ALMG com a sustentabilidade

Com o término da cantata, foram inauguradas a iluminação e a decoração natalina dos prédios da Assembleia e da Praça Carlos Chagas. A concepção artística da decoração foi assinada pelo Instituto de Referência em Resíduos (IRR), em parceria com associações de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia com a sustentabilidade e a inclusão produtiva dos catadores. O presépio também foi concebido no âmbito desse projeto, desenvolvido por um grupo de arquitetos e artistas plásticos.

O Natal da ALMG também contou, na noite desta quarta-feira (3), com a abertura oficial da Vila do Papai Noel, instalada na Galeria de Arte da Assembleia. Pelo segundo ano consecutivo, a ALMG montou uma exposição que reúne 3 mil peças alusivas ao Natal, originárias de 90 países diferentes. As peças pertencem à coleção da ex-deputada Maria Elvira.

Além das representações do bom velhinho, de casinhas de madeira e outros adereços, a mostra tem, ainda, Mamães Noéis, presépios, anjos, renas, trenós e árvores de Natal. Entre as curiosidades, destacam-se o Papai Noel na banheira, um que ronca e outro que solta bolinhas de sabão. A atração, que ficará aberta ao público até 6 de janeiro de 2015, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. Aos sábados e domingos, funcionará das 13 às 21 horas. Ficará fechada apenas nos dias 24 e 25 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Antes do encerramento do evento, houve fogos de artifício e também a chegada de um caminhão trazendo um Papai Noel, que recebeu as crianças presentes na cerimônia.

Decoração integra comemorações dos três anos da Bolsa Reciclagem

Além dos arquitetos e artistas plásticos envolvidos com a concepção do projeto cenográfico, a decoração de Natal da Praça Carlos Chagas mobilizou organizações de catadores de materiais recicláveis no desenvolvimento das peças. O projeto contou ainda com patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil.

Denominado “Natal Inclusivo, Natal Solidário”, o projeto, com curadoria de Eduardo Memória e coordenação de Cido Gonçalves, tem como marca a união institucional entre a ALMG, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), a Arquidiocese de Belo Horizonte e o IRR. Insere-se no âmbito das comemorações dos três anos da Bolsa Reciclagem, pagamento feito pelo poder público aos catadores de materiais recicláveis, como forma de incentivo pelo serviço ambiental prestado à sociedade (criado pela Lei 19.823, de 2011).

Os adereços para a decoração natalina foram produzidos na oficina “Reciclar – Natal 2014”, que funcionou na ALMG. Sob a coordenação do artista plástico Maurício Melo, catadores de material reciclável produziram bolas de Natal, esculturas e cilindros que compõem a decoração da Praça Carlos Chagas e do Palácio da Inconfidência.

Além de Maurício Melo, também participaram do projeto de decoração os artistas Oceano Cavalcante, Joanna Sanglard e Leo Piló. A concepção contou ainda com a participação dos artistas plásticos Matheus Romualdo e Louise Gans, que compuseram o núcleo de coordenação artística e técnica do projeto, sob orientação do arquiteto Eduardo Memória.

Obras na Praça – Para a realização dos eventos natalinos, a Praça da Assembleia, em obras de revitalização desde junho deste ano, será liberada parcialmente até o dia 6 de janeiro de 2015. O cronograma de obras está em dia, com previsão de finalização em março do próximo ano.

Assembleia participa da campanha Papai Noel dos Correios

Como já é tradição, a ALMG aderiu mais uma vez à campanha Papai Noel dos Correios. Servidores e público em geral podem pegar as cartinhas com os pedidos das crianças, na árvore de Natal montada no hall de entrada do Palácio da Inconfidência.

As cartas podem ser retiradas até o dia 15 de dezembro, mesmo prazo para entrega dos presentes, o que deverá ser feito exclusivamente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Posteriormente, todos os volumes serão recolhidos pelos Correios e entregues aos destinatários.

Uma novidade deste ano é que, além das cartas disponíveis para adoção, poderão ser entregues presentes avulsos, que atenderão às cartinhas não adotadas ao final do prazo.