ALMG homenageia os 50 anos do Censa Betim
Instituição oferece atendimento a pessoas com deficiência e seus familiares.
14/11/2014 - 21:35 - Atualizado em 17/11/2014 - 12:22Os 50 anos do Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção (Censa), instituição que atende pessoas com deficiência em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), foram homenageados em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta sexta-feira (14/11/14).
O deputado Rômulo Veneroso (PV), autor do requerimento que originou a reunião, ressaltou a importância da entidade e o valor do trabalho desenvolvido há cinco décadas. Em nome do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), ele saudou a diretora-presidente do centro, Natália Costa, e ressaltou a dedicação da fundadora da entidade, Ester Assumpção.
“Ester Assumpção encarna as grandes almas, que aceitam como missão de vida um esforço permanente e abnegado, oferecendo ao outro o melhor de sua inteligência e sua responsabilidade amorosa. Foi uma sorte para nós que duas mulheres, como Ester Assumpção e Helena Antipoff, pudessem conviver e mudar para melhor a vida de criaturas até então estigmatizadas e segregadas. E aí está o Censa a nos lembrar cotidianamente de seu grande gesto, hoje administrado por outros profissionais igualmente voltados para uma tarefa que os torna altamente virtuosos e benevolentes”, ressaltou.
Após receber a placa comemorativa, Natália Costa agradeceu a homenagem e destacou o orgulho de representar o Censa. Ela ainda abordou a qualidade da legislação brasileira no que tange à pessoa com deficiência, mas lamentou as dificuldades que ainda existem, sobretudo em relação à acessibilidade. Na sua avaliação, ainda há muitos obstáculos a serem transpostos. “Nossa luta e nossa dedicação já nos renderam prêmios dentro e fora de Minas Gerais, mas receber este reconhecimento da ALMG é motivo de orgulho”, afirmou.
A solenidade também foi prestigiada pelo vereador de Belo Horizonte Sérgio Fernando Pinho Tavares e pela presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz. Ambos ressaltaram que o trabalho do Censa é “admirável e emocionante”.
Instituição atende pessoas com deficiência
Fundado em agosto de 1964, o Censa é um espaço de convivência, atendimentos clínicos e cuidados básicos. A missão da entidade é atender às necessidades de pessoas com deficiência e seus familiares, assegurando-lhes uma educação socializadora e contribuindo com a melhoria de sua qualidade de vida.
O centro conta com equipe interdisciplinar de clínica médica, psiquiatria, psicologia, pedagogia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, além de farmácia e atenção à família. Os atendimentos podem ser feitos de três maneiras: integral (24 horas com hospedagem por tempo indeterminado); diário (dias úteis das 8 às 17 horas); ou hospedagem periódica (fins de semana, férias ou ocasiões de necessidade das famílias).
Além das atividades educacionais convencionais, a proposta de trabalho da instituição inclui esportes, oficina de artesanato, atividades recreativas e socializantes, teatro e iniciação musical.