ALMG vai a Buritis para debater impactos de barragens

Comissão das Águas promove visita ao município a fim de participar de audiência proposta por Comitê de Bacia.

06/11/2014 - 17:31

A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover, na próxima quarta-feira (12/11/14), visita ao município de Buritis (Noroeste de Minas) a fim de participar de audiência proposta pelo Comitê de Defesa da Bacia do Rio Urucuia (Comdru). A reunião será realizada às 9 horas, na Câmara Municipal (Rua da Bahia, 247, Centro), e vai debater a degradação de áreas de preservação permanente em decorrência da construção de barragens irregulares.

A visita foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT). De acordo com a assessoria do parlamentar, o comitê justificou a realização da mobilização devido a rotineiras formas de irrigação irregular praticadas por produtores rurais da região. Segundo as informações, as barragens não autorizadas pelos órgãos ambientais são construídas nas cabeceiras dos principais córregos, com o objetivo de captar água para movimentar sistemas de irrigação mecanizada.

Ainda conforme a assessoria, o Comdru aponta como consequência mais preocupante dessas práticas o desabastecimento de água em comunidades de pequenos e médios agricultores e em assentamentos de reforma agrária. Outro problema que será debatido pela entidade durante a discussão é a queda drástica do nível do rio Urucuia, afluente do rio São Francisco.

Foram convidadas a participar da audiência também as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia.