Presentes no Centro Cultural do Sesc Venda Nova, na Capital, 113 estudantes de 27 municípios mineiros foram apresentados às três sugestões de temas para 2015

Polos regionais fazem balanço do Parlamento Jovem de Minas

Na manhã desta quinta-feira (30), também foram apresentados os temas sugeridos para a edição 2015 do projeto.

30/10/2014 - 13:11

A apresentação dos temas sugeridos para a edição de 2015 e os relatos das experiências da etapa regional marcaram a manhã de trabalhos do Parlamento Jovem de Minas nesta quinta-feira (30/10/14). Presentes no Centro Cultural do Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, 113 estudantes de 27 municípios mineiros foram apresentados às três sugestões de temas para 2015: Recursos hídricos; Violência contra crianças e adolescentes; e Segurança pública, com enfoque nos direitos humanos.

O Parlamento Jovem de Minas é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Neste ano, o tema do projeto é “Envelhecimento e qualidade de vida”.

Segundo a servidora da Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Machado Freitas, que é uma das coordenadoras do Parlamento Jovem de Minas, a dinâmica de escolha do tema foi modificada neste ano. Antes, essa escolha era feita apenas entre os coordenadores, a Escola do Legislativo e a PUC Minas. Neste ano, o objetivo foi que esse processo chegasse aos estudantes. Dessa forma, os temas sugeridos foram compilados e apresentados na manhã desta quinta (30) para que os estudantes levem essa discussão aos seus municípios. A ideia é que eles estudem as propostas para depois votarem qual assunto vai nortear a edição de 2015 do projeto.

Sobre os relatos regionais, cada um dos cinco polos trouxe suas experiências sobre o que consideram válido compartilhar. Foram apresentadas experiências das etapas de Belo Horizonte, do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata e de João Monlevade. De acordo com Fernanda Freitas, o objetivo foi verificar a pluralidade de ações em cada etapa.

Avaliação – Belo Horizonte mostrou como foram as reuniões de preparação e planejamento com os outros dois municípios participantes do seu polo: Betim e Contagem. Eles fizeram um cronograma com formação e atividades unificadas, que culminou em um processo de avaliação do que foi feito. Entre os pontos positivos, foram apresentados o estreitamento da relação entre escolas e câmaras municipais, a interação dos alunos com suas diferentes realidades locais, além da mudança de olhar sobre o tema proposto. Entre as dificuldades apresentadas, estão a distância entre os municípios e o curto espaço de tempo entre a realização dos grupos de trabalho e a plenária final.

Já o polo Sul de Minas, com participação de Carvalhópolis, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Pouso Alegre e Poços de Caldas, apresentou um vídeo sobre os momentos mais marcantes da etapa realizada nessas cidades. O envolvimento dos jovens com o tema e a amizade entre os participantes foram os principais pontos levantados.

A mudança de percepção sobre o tema também foi destacada pelo polo formado por João Monlevade e Itabira, que também ressaltou o entrosamento dos alunos e a importância dos debates.

O polo do Triângulo Mineiro - composto pelos municípios de Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba e Uberlândia - ponderou que a distância geográfica foi um dificultador e, por isso, houve apenas uma reunião em fevereiro, quando foi traçado o caminho a seguir. Em setembro, em Uberaba, foi realizada a etapa regional, com 99 participantes, e a interlocução e a inserção de novas cidades foram os fatores positivos desse momento.

Os participantes do polo Zona da Mata – formado por Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa e Santos Dumont – destacaram que a etapa regional possibilitou mais uma oportunidade de debates para aqueles estudantes que não iriam participar da etapa estadual. Outro fator positivo foi a mudança de visão sobre o idoso na sociedade, com a promoção de ações como a visita a um asilo, por exemplo.

Na tarde desta quinta-feira (30), os estudantes estarão na Escola do Legislativo da ALMG para trabalhar e priorizar as 56 propostas da etapa estadual. O objetivo é levar até 12 propostas para a plenária estadual, que acontece no Plenário da ALMG na tarde desta sexta-feira (31).

Consulte a programação completa da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2014.