Comissão de Participação Popular recebe visita de estudantes de São Sebastião do Paraíso, que fazem parte do Parlamento Jovem de Minas
O estudante Pedro Henrique Silveira

Para estudantes, Parlamento Jovem muda a visão sobre política

Integrantes do projeto em São Sebastião do Paraíso se reuniram com a Comissão de Participação Popular nesta terça (2).

02/09/2014 - 18:40

Para estudantes de São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), participar de projetos como o Parlamento Jovem de Minas pode modificar a visão das futuras gerações sobre a política e ampliar o exercício da cidadania. A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, nesta terça-feira (2/9/14), vereadores, professores e alunos de escolas públicas e particulares da cidade para conhecerem o Legislativo mineiro.

O deputado André Quintão (PT) falou sobre as ações da comissão, que preside. Ele ressaltou a importância da participação dos estudantes e lembrou as audiências públicas realizadas pela ALMG para discutir temas de interesse da população de São Sebastião do Paraíso, como a cobrança antecipada de taxas da Copasa e a poluição do principal córrego do município. Ele também teceu ponderações sobre o sistema político. “Precisamos repensá-lo, não inventaram nada melhor que a democracia. O contrário disso é autoritarismo e ditadura. E são vocês, jovens, que vão dar continuidade à trajetória democrática do País”, afirmou.

Os visitantes de São Sebastião do Paraíso demonstraram o mesmo anseio. O estudante Pedro Henrique Silveira afirmou que o Parlamento Jovem desconstruiu ideias de senso comum, como a de que todo político seja corrupto e de que a atividade política seja apenas um meio para atender interesses particulares. “Vivenciamos a política como instrumento de transformação da sociedade", definiu.

Segundo a aluna do ensino médio Beatriz Aparecida Narcizo, de 16 anos, as atividades do Parlamento Jovem promovem uma melhor compreensão da atuação política. “A partir dessa experiência estou, por exemplo, mais confiante para votar pela primeira vez. Aprendi qual deve ser o papel dos nossos representantes e estou apta para cobrá-los. Espero deles propostas que realmente tornem nossa vida melhor”, salientou.

A estudante Jeane Francisca Ferreira, também de 16 anos, aponta a participação no projeto como ponto de partida relevante para exercer sua cidadania. Ela destacou a visita realizada no Memorial da Assembleia. “É importante conhecer a nossa história porque assim podemos entender o presente e mudar o futuro”, disse. Jeane ainda afirmou que pretende se envolver mais nas decisões políticas de sua cidade. “Espero que toda a população se mobilize em torno de objetivos comuns”, acrescentou.

Já Iago Salomão de Souza, de 13 anos, falou sobre sua experiência como vereador-mirim. Ele é integrante do projeto Câmara Mirim, que reúne alunos do ensino fundamental para elaborarem demandas ao Legislativo municipal. Iago explicou que, primeiramente, os participantes realizam um levantamento dos problemas enfrentados pelos moradores da cidade para levar ao conhecimento dos vereadores. “Neste ano vamos apresentar duas propostas para se tornarem projetos de lei que buscam proibir o uso de telefone celular em sala de aula e o uso de cerol, mistura de cola com vidro moído que é aplicado em linhas de pipas”, salientou.

Também participaram da reunião os vereadores José Luiz Corrêa e Dilma Aparecida de Oliveira, para os quais a formação política dos estudantes vai prepará-los melhor para exercerem seus direitos. A deputada Maria Tereza Lara (PT) concordou com os representantes da Câmara Municipal e destacou que a desqualificação da atividade política deve ser combatida.

Envelhecimento com qualidade é tema do Parlamento Jovem 2014

Envelhecimento e Qualidade de Vida é o tema do Parlamento Jovem Minas 2014. A abordagem foi escolhida pelas câmaras municipais participantes em votação eletrônica realizada em outubro de 2013. Anualmente, uma temática de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhada com diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado a estudantes dos ensinos médio e superior, que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo. Até 2013, o projeto tinha duas etapas: municipal, com atividades de formação, debates e proposições apresentadas pelos jovens nos parlamentos municipais, e estadual, na ALMG, com o debate e a votação das propostas aprovadas em cada município por representantes dessas localidades.

Em 2014, o projeto ganhou etapa regional, intermediária entre a municipal e a estadual. Na etapa regional, os municípios discutem as propostas da etapa municipal, consolidadas num documento que representa o interesse do polo e não de municípios isolados. Com o novo formato, amplia-se a participação de municípios, escolas e estudantes.

A plenária estadual do Parlamento Jovem será realizada em Belo Horizonte nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

Consulte o resultado da reunião.