Plenárias municipais do Parlamento Jovem serão em julho

Estudantes de 27 cidades já cumpriram etapa de oficinas e discussões sobre envelhecimento e qualidade de vida.

13/06/2014 - 18:34

Os participantes da edição 2014 do Parlamento Jovem de Minas já estão se preparando para as plenárias municipais, que devem acontecer durante o mês de julho. Durante todo o primeiro semestre, jovens estudantes do interior de Minas Gerais participaram de oficinas e discussões sobre "Envelhecimento e qualidade de vida", tema escolhido para esta edição do projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As atividades incluíram visitas a casas de repouso, eventos envolvendo idosos e até projetos de lei encaminhados em algumas câmaras municipais. As oficinas com os alunos estão em fase final e os monitores estão participando de oficinas de redação para ajudar os participantes a consolidar o texto final das propostas.

O projeto, que tem entre os seus objetivos ajudar na formação política dos jovens, tem uma novidade este ano: as plenárias regionais. Depois de consolidadas as propostas municipais, elas serão discutidas e consolidadas regionalmente para só depois serem levadas para a plenária estadual, marcada para os dias 29/10 e 1º/11/14 em Belo Horizonte. A nova fase foi criada para ampliar o número de municípios participantes sem que isso comprometesse a qualidade do trabalho.

Destinado a estudantes dos ensinos médio e superior, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação política desenvolvido pela ALMG, através da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Neste ano, estudantes de 27 cidades participam do projeto.