Entre as mudanças previstas para a praça está a criação de um novo playground para as crianças e de um espaço para lazer e sociabilidade de idosos
As características da praça serão preservadas - Arquivo/ALMG

Obras de requalificação da Praça da ALMG começam segunda (2)

Espaço será revitalizado por iniciativa do Parlamento mineiro, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

30/05/2014 - 15:29 - Atualizado em 02/06/2014 - 15:58

As intervenções para requalificação e revitalização da Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, começam nesta segunda-feira (2/6/14). A previsão é de que as obras sejam executadas em noves meses e que a nova praça seja entregue à população em março do próximo ano. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AMLG) é responsável pelo financiamento do projeto, e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), pela execução das obras.

A ordem de serviço para início das obras foi assinada na tarde desta sexta-feira (30), entre a PBH e a empresa vencedora da licitação, a Construtora Itamaracá Ltda. O processo de licitação foi realizado pela Sudecap e concluído em maio deste ano.

Os projetos arquitetônico e paisagístico, entregues pela ALMG à PBH, são assinados pelos escritórios de Mariza Hardy e Burle Marx, e os projetos complementares foram elaborados pela Consominas. As características originais da praça serão preservadas, uma vez que foram tombadas como patrimônio histórico. Os projetos complementares referem-se à iluminação, sinalização, drenagem, parte hidráulica e elétrica, entre outros aspectos.

Segundo Denise Alvarenga, arquiteta da Sudecap, as primeiras ações do trabalho de revitalização da Praça da Assembleia serão os serviços preliminares. “Elas englobam a remoção de mudas e árvores que serão transplantadas ou realocadas, a delimitação dos espaços ao redor da praça onde serão instalados os tapumes, entre outros”, explica. Para a execução da obra será necessária a interdição total da praça, mantendo-se o acesso apenas à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Denise Alvarenga informa, também, que durante a obra será garantida a circulação de pedestres ao longo de todo o quarteirão.

A BHTrans vai informar a população sobre possíveis mudanças no trânsito na região e sobre a transferência do ponto de ônibus situado na calçada da praça, na Avenida Olégário Maciel. A via de acesso que interliga as ruas Rodrigues Caldas e Martim Carvalho será fechada.

A requalificação da praça compõe o conjunto de ações do projeto Assembleia de Todos, que faz parte do Direcionamento Estratégico da ALMG. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), o objetivo é entregar a praça requalificada para que a comunidade se aproprie dela. “Com a revitalização da Praça Carlos Chagas, a Assembleia resgata mais um compromisso com a população de Belo Horizonte, que passará a contar com um espaço de lazer e convivência, que já é tradicional, ainda mais agradável e confortável”, afirma o presidente.

Mudanças incluem novo playground para crianças

Entre as mudanças previstas para a praça está a criação de um novo playground para as crianças e de um espaço para lazer e sociabilidade de idosos. Também está previsto o fim do fluxo de veículos na via de acesso, que passará a integrar o espaço da praça. A elaboração do projeto foi precedida por uma pesquisa entre moradores e frequentadores, realizada em junho de 2011, para colher a opinião da população sobre a reforma.

O projeto de requalificação busca retratar o resultado da pesquisa, que coletou cerca de 6 mil sugestões. Também foram ouvidos integrantes da Associação de Moradores do Bairro Santo Agostinho e membros da Cúria Metropolitana, à qual a Igreja Nossa Senhora de Fátima está vinculada.

A Praça da Assembleia tem 33.700 m² e ocupa ampla área do bairro Santo Agostinho, entre a Avenida Olegário Maciel e as Ruas Rodrigues Caldas e Martim de Carvalho, onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro. É cercada por jardins projetados por Burle Marx e, no centro dela, está a Igreja Nossa Senhora de Fátima.